LOADING

Type to search

CPLP e ONU ampliam cooperação na área de segurança alimentar em Moçambique

Share

De acordo com informações publicadas pela “Rádio ONU”*, a “Comunidade dos Países de Língua Portuguesa” (CPLP) e a “Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação” (FAO) estão realizando programas de segurança alimentar para as nações lusófonas.

O novo secretário-executivo da CPLP, Murade Murargy, declarou que a meta principal da proposta é “garantir que os nossos povos possam ter alimentos não só para nós, mas para exportar para os países que não têm capacidade de produção. E são muitos países fora do continente africano. O Brasil tem uma longa experiência de produção alimentar. Tem a Embrapa que tem expertise e conhecimento. Moçambique e Brasil têm um projeto com a Embrapa de produção de alimentos. Ele foi delineado por Brasil, Japão e Moçambique e queremos nós que venha a revolucionar a agricultura em Moçambique”*.

 

A mais recente** iniciativa brasileira é a inserção do Mato  Grosso do Sul nessa modalidade de Cooperação. Do dia 1º a 5 de outubro a “Agência Estadual de Assistência Técnica e Extensão Rural de Mato Grosso do Sul” (Agraer/MS) também se inseriu na modalidade de cooperação trilateral, participando da missão técnica do “Programa de Cooperação Triangular para o Desenvolvimento da Agricultura nas Savanas Tropicais” (ProSavana), na cidade de Maputo, em Moçambique.  A missão tem como objetivo levar informações das tecnologias de produção do Brasil para o desenvolvimento da agricultura naquele país. 

——————————————————-

Fontes Consultadas: 

* Ver:

http://www.unmultimedia.org/radio/portuguese/2012/10/cplp-e-fao-levam-projetos-de-seguranca-alimentar-a-paises-lusofonos/

** Ver:

http://www.igualdaderacial.ms.gov.br/index.php?templat=vis&site=256&id_comp=3889&id_reg=187334&voltar=home&site_reg=256&id_comp_orig=3889

Tags:
Daniela Alves - Analista CEIRI - MTB: 0069500SP

Mestre em Medicina pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Bacharel em Relações Internacionais, jornalista e Especialista em Cooperação Internacional. Atualmente é CEO do Centro de Estratégia, Inteligência e Relações Internacionais (CEIRI) e Editora-Chefe do CEIRI NEWSPAPER. Vencedora de vários prêmios nacionais e internacionais da área dos Direitos Humanos. Já palestrou em várias cidades e órgãos de governo do Brasil e do Mundo sobre temas relacionados a profissionalização da área de Relações Internacionais, Paradiplomacia, Migrações, Tráfico de Seres Humanos e Tráfico de órgãos. Trabalhou na Coordenadoria de Convênios Internacionais da Secretaria Municipal do Trabalho de São Paulo e na Assessoria Técnica para Assuntos Internacionais da Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho do Governo do Estado de SP. Atuou como Diretora Executiva Adjunta e Presidente do Comitê de Coordenação Internacional da Brazil, Russia, India, China, Sounth Africa Chamber for Promotion an Economic Development (BRICS-PED).

  • 1

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.