LOADING

Type to search

CPLP realizará um Conselho de Ministros extraordinário na Guiné-Bissau

Share

Em reunião da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), realizada no dia 26 de setembro, à margem da Assembleia-geral da ONU, em Nova Iorque, foi acordado[1] que será realizado um Conselho de Ministros extraordinário, no dia 29 de outubro, na Guiné-Bissau, para debater a situação no país e promover posteriormente uma mesa-redonda internacional sobre a questão.

Em declarações à Agência Lusa, o primeiro-ministro do Timor-Leste, Xanana Gusmão, afirmou que agora “cada um [dos países], na sua região, deverá fazer lobby e levar os patrocinadores que puder. A ideia é que todos os países, na sua área de ação, tragam pessoas para a mesa-redonda[1] internacional que deverá ser realizada no início de 2015  para tratar do futuro da Guiné-Bissau.

Após um Golpe de Estado em 2012, que havia colocado no poder um executivo não reconhecido por grande parte da comunidade internacional, desde maio de 2014 o país já tem um Presidente e um Governo eleitos. Agora, há questões de muita urgência[1] que devem ser tratadas, como a reabilitação da sua administração pública, os salários, o combustível e a Defesa.

A CPLP indica que a Guiné-Bissau está vivendo uma fase de transição, que o país deverá ter uma forte atenção da Organização e esta promoverá um maior engajamento da comunidade internacional nessa transição, em especial o prolongamento da missão da ONU no país.

—————————————————————————

ImagemLogo da CPLP” (Fonte):

https://upload.wikimedia.org/wikipedia/pt/0/0d/Bandeira_CPLP.svg.png

—————————————————————————

Fonte Consultada:

[1] Ver:

http://noticias.sapo.tl/portugues/lusa/artigo/18293578.html

Daniela Alves - Analista CEIRI - MTB: 0069500SP

Mestre em Medicina pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Bacharel em Relações Internacionais, jornalista e Especialista em Cooperação Internacional. Atualmente é CEO do Centro de Estratégia, Inteligência e Relações Internacionais (CEIRI) e Editora-Chefe do CEIRI NEWSPAPER. Vencedora de vários prêmios nacionais e internacionais da área dos Direitos Humanos. Já palestrou em várias cidades e órgãos de governo do Brasil e do Mundo sobre temas relacionados a profissionalização da área de Relações Internacionais, Paradiplomacia, Migrações, Tráfico de Seres Humanos e Tráfico de órgãos. Trabalhou na Coordenadoria de Convênios Internacionais da Secretaria Municipal do Trabalho de São Paulo e na Assessoria Técnica para Assuntos Internacionais da Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho do Governo do Estado de SP. Atuou como Diretora Executiva Adjunta e Presidente do Comitê de Coordenação Internacional da Brazil, Russia, India, China, Sounth Africa Chamber for Promotion an Economic Development (BRICS-PED).

  • 1

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.