LOADING

Type to search

Cresce busca por asilo na Dinamarca

Share

De acordo com o jornal dinamarquês Politiken, o número de imigrantes que buscam asilo no país cresceu consideravelmente neste ano de 2012. Segundo o “Police National Immigration Centre”, nos primeiros sete meses de 2012, cerca de 3.108 indivíduos procuraram asilo, comparado aos 3.936 do ano anterior – “Em outras palavras, houve um grande aumento e se continuar no mesmo ritmo dos meses anteriores esperamos um total, para este ano, de 6.000 pessoas [buscando asilo]”*.

 

O aumento deve-se, principalmente, as insurgências na Síria e na Somália. Devido aos confrontos armados, 480 sírios pediram asilo à Dinamarca, número que já supera o índice de 2011, de 463. O montante de somalis buscando asilo teve um crescimento considerável, cerca de cinco vezes mais, desde a resolução da Dinamarca de acompanhar o julgamento da “Corte Européia de Direitos Humanos” sobre a situação dos somalis.

Para a Oposição política na Dinamarca, o atual Governo, de centro-direita, afrouxou o controle sobre as fronteiras do país. Segundo Inger Støjberg, porta voz do “Partido Liberal”, “Não há dúvida que iremos experimentar uma grande pressão, já que será impossível integrar todas as pessoas que vieram para cá”*. O Governo recusa a acusação da Oposição afirmando que as políticas referentes ao controle das fronteiras não foram modificadas.

—————————

Fontes:

* Ver:

http://politiken.dk/newsinenglish/ECE1700069/pressure-on-danish-borders-growing/

Tags:
Thiago Babo - Colaborador Voluntário

Mestrando em Ciência Política pela Universidade de São Paulo (Usp); Bacharel em Relações Internacionais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (Puc-SP). Colaborador do Núcleo de Análise da Conjuntura Internacional (NACI) e do Núcleo de Estudos de Política, História e Cultura (Polithicult). Experiência profissional como consultor de negócios internacionais. Atua nas áreas de Política Internacional, Integração Europeia, Negócios Internacionais e Segurança Internacional. No CEIRI NEWSPAPER é o Coordenador do Grupo Europa.

  • 1

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

×
Olá!