LOADING

Type to search

Crescem as tensões entre Bielorússia e Suécia

Share

De acordo com o “Ministro das Relações Exteriores” da Suécia, Carl Bildt, o presidente da Bielorússia (Belarus), Alexander Lukashenko, no cargo desde 1994, expulsou todos os diplomatas suecos de seu país.

Logo após expulsar o embaixador sueco, Stefan Eriksson, da capital Minsk o “Governo da Bielorússia” ordenou o fechamento da embaixada sueca em sua capital*. Segundo o Governo sueco, o acontecimento foi motivado por um encontro com a Oposição e pela doação de livros sobre direitos humanos às universidades do país.

 

O porta-voz do ministério de Relações Exteriores da Suécia, Anders Jörle afirmou: “Eles estão fechando a embaixada em Estocolmo e, praticamente, fechando a embaixada sueca em Minsk ao retirar os status diplomáticos dos diplomatas suecos até o final de Agosto”**.

As tensões entre os dois países estenderam-se aos demais Estados europeus. No último domingo, Villy Søvndal, “Ministro das Relações Exteriores da Dinamarca”, afirmou que “Dinamarca e União Européia reagiram fortemente à violação dos direitos humanos individuais pelas autoridades da Bielorússia através da introdução de sanções, tanto contra indivíduos e empresas com relações estreitas ao regime [de Lukashenko]”**. Observadores apontam que as ações do Governo Lukasehnko terão ainda mais desdobramentos.

—————————-

Fontes:

* Ver:

http://www.guardian.co.uk/world/2012/aug/08/belarus-orders-sweden-close-embassy?newsfeed=true

** Ver:

http://politiken.dk/newsinenglish/ECE1714280/sweden-belarus-teddy-bear-war-intensifies/

Tags:
Thiago Babo - Colaborador Voluntário

Mestrando em Ciência Política pela Universidade de São Paulo (Usp); Bacharel em Relações Internacionais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (Puc-SP). Colaborador do Núcleo de Análise da Conjuntura Internacional (NACI) e do Núcleo de Estudos de Política, História e Cultura (Polithicult). Experiência profissional como consultor de negócios internacionais. Atua nas áreas de Política Internacional, Integração Europeia, Negócios Internacionais e Segurança Internacional. No CEIRI NEWSPAPER é o Coordenador do Grupo Europa.

  • 1

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

×
Olá!