LOADING

Type to search

Croácia assinará hoje o tratado formal de adesão à “União Européia”

Share

Hoje, 9 de dezembro, a Croácia deverá assinar* o “Tratado” formal de adesão à “União Européia” (UE) a partir de 2013. Nesta ocasião também ocorrerá a reunião dos 27 países do Bloco na capital belga, Bruxelas, para debater as ações de combate à Crise.

 

Os croatas não deixaram passar a ocasião para uma piada e disseram que a ironia é que no mesmo dia, pela manhã,  em que o país assinará sua adesão ao Bloco, talvez ele não exista mais no final da tarde. A assinatura marca um processo de adesão que durou quase uma década.

 No entanto, há discordâncias internas sérias tanto sobre a adesão do país ao Bloco, como em relação a forma que ele adquiriu e a maneira como vem sendo adminstado. “A União Europeia está virando uma criação autoritária e centralizada, liderada pela Alemanha e pela França e na qual a Croácia perderá a identidade”**, disse Zeljko Sacic, líder da um grupo político croata antieuropeu, que planeja protestar em Zagrebnesta sexta-feira contra a adesão do seu Estado.

————

*Ver:

http://www.estadao.com.br/noticias/internacional,croacia-assinara-adesao-a-ue-durante-cupula-com-foco-em-reformas,808320,0.htm

**Ver:

http://www.estadao.com.br/noticias/internacional,croacia-firma-amanha-a-adesao-formal-a-uniao-europeia,808371,0.htm

Tags:
Daniela Alves - Analista CEIRI - MTB: 0069500SP

Mestre em Medicina pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Bacharel em Relações Internacionais, jornalista e Especialista em Cooperação Internacional. Atualmente é CEO do Centro de Estratégia, Inteligência e Relações Internacionais (CEIRI) e Editora-Chefe do CEIRI NEWSPAPER. Vencedora de vários prêmios nacionais e internacionais da área dos Direitos Humanos. Já palestrou em várias cidades e órgãos de governo do Brasil e do Mundo sobre temas relacionados a profissionalização da área de Relações Internacionais, Paradiplomacia, Migrações, Tráfico de Seres Humanos e Tráfico de órgãos. Trabalhou na Coordenadoria de Convênios Internacionais da Secretaria Municipal do Trabalho de São Paulo e na Assessoria Técnica para Assuntos Internacionais da Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho do Governo do Estado de SP. Atuou como Diretora Executiva Adjunta e Presidente do Comitê de Coordenação Internacional da Brazil, Russia, India, China, Sounth Africa Chamber for Promotion an Economic Development (BRICS-PED).

  • 1

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.