LOADING

Type to search

Croácia poderá ingressar na União Européia em 2013

Share

Após seis anos de negociações, a “Comissão Européia” (CE) propôs, no dia 10 de junho, que a Croácia se torne o 28º país da “União Européia” (UE). “A Comissão Européia acaba de propor ao Conselho de Ministros da UE a conclusão das últimas quatro etapas nas negociações de acesso com a Croácia“, anunciou o presidente da CE, José Manuel Barroso.

 

A adesão poderá ocorrer no dia 1º de julho de 2013, segundo informou Barroso em comunicado: “Isso abre o caminho para a Croácia ingressar na UE como o 28º Estado membro em 1º de julho de 2013, se essa data indicativa proposta pela comissão for mantida pelo Conselho”.

A CE espera que os líderes europeus assinem o documento para concluir esse processo no encontro que será realizado no dia 24 de junho. Barroso disse que o avanço croata é “sinal para o restante do sudeste europeu”. “Isso mostra que a expansão funciona, que a UE é séria sobre seu compromisso”, afirmou.

A Croácia precisa ainda negociar um Tratado de acesso com o Bloco, que deve ser aprovado em referendo entre os croatas e ratificado por todos os 27 Estados membros da UE. A previsão é que esse processo leve em torno de dois anos para ser concluído.

Em Bruxelas, na Bélgica, o “Comissário Europeu para a Expansão do Bloco”, Stefan Fuele, declarou que a reta final para o acesso da Croácia incluirá ainda “monitoramentos adicionais em áreas do Judiciário e de direitos humanos”.

Tags:
Daniela Alves - Analista CEIRI - MTB: 0069500SP

Mestre em Medicina pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Bacharel em Relações Internacionais, jornalista e Especialista em Cooperação Internacional. Atualmente é CEO do Centro de Estratégia, Inteligência e Relações Internacionais (CEIRI) e Editora-Chefe do CEIRI NEWSPAPER. Vencedora de vários prêmios nacionais e internacionais da área dos Direitos Humanos. Já palestrou em várias cidades e órgãos de governo do Brasil e do Mundo sobre temas relacionados a profissionalização da área de Relações Internacionais, Paradiplomacia, Migrações, Tráfico de Seres Humanos e Tráfico de órgãos. Trabalhou na Coordenadoria de Convênios Internacionais da Secretaria Municipal do Trabalho de São Paulo e na Assessoria Técnica para Assuntos Internacionais da Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho do Governo do Estado de SP. Atuou como Diretora Executiva Adjunta e Presidente do Comitê de Coordenação Internacional da Brazil, Russia, India, China, Sounth Africa Chamber for Promotion an Economic Development (BRICS-PED).

  • 1

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

×
Olá!