LOADING

Type to search

Cultivo de arroz em águas salgadas pode alimentar 200 milhões de pessoas na China

Share

Pesquisadores na China desenvolveram uma variedade de arroz que pode ser cultivado em água salgada. A inovação ocorreu na província de Shandong, sendo que a produtividade desta modalidade excedeu as expectativas dos cientistas, tendo sido obtidas 9,3 toneladas por hectare.

Esta é uma importante notícia, pensando na segurança alimentar de um país que possui quase 1,4 bilhão de habitantes. Existe uma área equivalente a um milhão de quilômetros quadrados onde não se podia cultivar arroz devido à alta salinidade. Estimativas apontam que o cultivo desta variedade possa vir a alimentar 200 milhões de pessoas apenas na China. Isto equivale a um aumento de 20% na produtividade do país no cultivo da commodity.

Tigela de arroz

A China é um grande importador de arroz, tendo efetuado transações no valor de US$ 211 milhões entre abril de 2016 e abril de 2017. Neste ano (2017), o país fechou um acordo com os Estados Unidos para a importação do grão após mais de 10 anos de negociações. O acordo prevê a compra de 4,8 milhões de toneladas da commodity em 2018, oriundas apenas do mercado norte-americano.

No curto prazo, é muito provável que os chineses continuem sendo um grande importador de arroz, sendo que este é um produto muito consumido e valorizado pela cultura local. No entanto, no médio e longo prazo o aumento da produção advindo da tecnologia de cultivo em águas salgadas pode fortalecer a segurança alimentar do país, reduzindo, por sua vez, a dependência de parceiros externos.

O custo desta variedade de arroz ainda é quase oito vezes maior do que a produção através de métodos tradicionais. Todavia, espera-se que o avanço na tecnologia e o aumento da comercialização contribuirão para a queda desses custos no médio prazo.

———————————————————————————————–                    

Fontes das Imagens:

Imagem 1 Cultivo de arroz na China” (Fonte):

https://pixabay.com/p-694651/?no_redirect

Imagem 2 Tigela de arroz” (Fonte):

http://www.publicdomainpictures.net/pictures/110000/nahled/bowl-of-rice.jpg

Ricardo Kotz - Colaborador Voluntário

Mestrando no programa de Pós Graduação em Relações Internacionais pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), atuando na linha de Economia Política Internacional. Possui especialização em Estratégia e Relações Internacionais Contemporâneas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Graduado em Relações Internacionais pela Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA). Agente consular junto ao Consulado Honorário da França em Porto Alegre, atuando paralelamente no escritório RGF Propriedade Intelectual, no período de 2013-2015.

  • 1

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

×
Olá!