LOADING

Type to search

Tags: ,

Delegação russa oferece ao Brasil nova cooperação em “Projeto Aeroespacial”

Share

Na semana passada, de segunda-feira (dia 14) a quinta-feira (dia 17), o Governo russo esteve com uma delegação no Brasil, dirigida pelo seu ministro da Defesa, Sergei Shoigu. A grupo veio ao país com objetivos de oferecer propostas estratégicas em Defesa e transferência de tecnologia. No campo tecnológico, para surpresa de todos, o grande destaque se deu na discussão de parceria para o desenvolvimento de satélites e num programa separado para a “Indústria Aeroespacial Brasileira[1].

Além da área tecnológica, a delegação russa também apresentou propostas estratégicas na área de Defesa, oferecendo parcerias no projeto de caças de 5º geração e uma possível aquisição de caças de 4º geração[2].

Essa aproximação com a Rússia vem em um momento no qual o Governo brasileiro se demonstrou incomodado com as revelações do ex-analistas norte-americano Eduard Snowden, sobre o fato de o Brasil e suas empresas terem sofrido ações de espionagens por parte do Governo do “Estados Unidos”.

De acordo com observadores, esta aproximação entre os dois países pode ser uma tendência futura, em que o Brasil buscará se alinhar fora do escopo tecnológico estadunidense. Dentro disso, pode-se entender as razões da parceria no desenvolvimento de satélites, pela qual o Governo brasileiro tem interesse em criar um padrão de comunicação independente de tecnologias norte-americanas.

—————————-

ImagemMinistro da defesa Sergei Shoigu” (Fonte):

http://en.ria.ru/russia/20131020/184250734/Russia-Offers-Brazil-New-Joint-Space-Projects.html

————————–

[1] Ver:

http://en.ria.ru/russia/20131020/184250734/Russia-Offers-Brazil-New-Joint-Space-Projects.html

[2] Ver:

http://www.jornal.ceiri.com.br/avanca-o-dialogo-estrategico-entre-brasil-e-russia/

Enhanced by Zemanta
Tags:
Daniel Costa Sampaio - Colaborador Voluntário Júnior

Pósgraduado em Ciência Política (IUPERJ) e Bacharel em Relações Internacionais (UCAM). Experiência profissional em Representação Comercial e atualmente Gerente de Projetos e Novos Negócios na Prefeitura do Rio de Janeiro. No CEIRI Newspaper escreve no grupo Europa desde março de 2013, em que desenvolve publicações com ênfase na Política Externa Russa.

  • 1

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

×
Olá!