LOADING

Type to search

Delegado iraniano permanece durante discurso de ministro israelense em Abu Dhabi

Share

Pela primeira vez em mais de uma década um membro do governo iraniano permaneceu durante um discurso público apresentado por um integrante do Governo de Israel”. O fato aconteceu na Conferência da “Agência Internacional de Energias Renováveis” (IRENA), em Abu Dhabi. Foi a primeira vez, também, que um representante israelense esteve presente no encontro.

Quando o “Ministro da Energia e da Água de Israel”, Silvan Shalom, começou sua fala, o “Ministro da Energia do Irã”, Hamid Chitchian, permaneceu em sua cadeira. Os outros delegados iranianos, como de costume, saíram ou se dirigiram para o fundo do salão, enquanto Chitchian ficou na frente e escutou o discurso realizado por Shalom. Foi a primeira vez em mais de uma década que algo do tipo ocorreu. Como feito pelos outros delegados representantes do Irã na Conferência em Abu Dhabi, nos últimos anos os iranianos se retiraram quando algum representante israelense tomou a fala em Congressos e Conferências Internacionais.

As primeiras notícias sobre o assunto reportaram Hamid Chitchian como sendo um delegado de baixo escalão[1]. Porém o Ministro da Energia do Irã, além de seu atual cargo de máxima importância,  é membro do Gabinete presidencial de Hassan Rouhani. Chitchian também já atuou no Governo de seu país como oficial de inteligência, tendo assumido posições no Ministério da Informação e Segurança e na Inteligência da Guarda Revolucionária Islâmica” (IRGC). O atual “Ministro da Energia” iraniano já tinha trabalho em seu atual Ministério ao longo do “Governo de Mahmoud Ahmadinejad”. 

Na realidade, portanto, o que ocorreu foi que o Irã deixou provavelmente seu delegado de maior escalão presente durante a apresentação do ministro Sivan Shalom. O peso disso para as relações entre Israel e Irã, muito conturbadas ao longo da última década, pode ser grande.

O Kuwait, por sua vez, decidiu boicotar o evento inteiro devido à presença de uma delegação israelense. Segundo o jornal “Kuwait Times”, a decisão foi de acordo com o comprometimento do país em relação ao boicote de qualquer tipo de interação com o governo de Israel[2].

A Conferência da IRENA ocorrida em Abu Dhabi marcou, também, a primeira vez que um oficial de alto escalão político israelense foi enviado aos Emirados Árabes Unidos” (EAU) desde 2010. O Estado de Israel e os EAU não possuem relações diplomáticas. Segundo o “Governo de Abu Dhabi”, a participação de Israel na IRENA não representa de forma alguma uma tentativa de normalização de relações bilaterais[3].

A Conferência em “Abu Dhabi” recebeu delegações de aproximadamente 150 países e 120 “Organizações Não-Governamentais”. Seu objetivo principal é lançar um plano para o aumento da sustentabilidade até o ano 2030[4].

——————————————-

Imagem (Fonte):

http://www.presstv.ir/detail/2013/11/02/332598/iran-armenia-want-more-energy-ties/

——————————————–

Fontes consultadas:

[1] Ver:

http://www.timesofisrael.com/kuwait-bails-uae-meet-over-israeli-presence-iran-stays/ 

[2] Ver:

http://news.kuwaittimes.net/zionist-presence-leads-kuwait-snub-meeting-co-op-chief-denies-selling-israeli-spuds/

[3] Ver:

http://www.arabianbusiness.com/israel-seeks-permanent-energy-delegate-in-uae-535446.html

[4] Ver:

https://www.irena.org/News/Description.aspx?NType=A&mnu=cat&PriMenuID=16&CatID=84&News_ID=349

——————————————–

Ver também:

http://iran-israel-observer.com/

        

Enhanced by Zemanta
Tags:
Carla Albala Habif - Colaboradora Voluntária

Mestranda em História Comparada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Bacharel em História pela Universidade Federal Fluminense (UFF) e especializada em Relações Internacionais Contemporâneas (PUC-Rio). Com foco em política no Oriente Médio, participou da “The Israeli Presidential Conference – Facing Tomorrow” - sob os auspícios de Shimon Peres - nos anos de 2011 e 2012, tendo realizado outros cursos na área em Israel.

  • 1

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

×
Olá!