LOADING

Type to search

Derrota na “Câmara dos Deputados” da Itália ameaça continuidade de Berlusconi

Share

Terça-feira, dia 11 de outubro, a “Câmara dos Deputados” da Itália rejeitou a aprovação da revisão do orçamento do exercício fiscal passado, o de 2010, o chamado rendiconto (prestação de contas).

 

De acordo com informações publicadas pela “Agência Estado”*, para aprovar a Revisão, o primeiro-ministro da Itália, Silvio Berlusconi, precisava de 291 votos. A maioria de centro-direita obteve 290 votos nesta primeira votação, enquanto a oposição deu 290 votos contrários.

A oposição de centro-esquerda solicitou a demissão do Premiê, argumentando que ele já não detinha uma maioria suficiente para governar. No sistema político italiano, o “Primeiro-Ministro” (“Chefe de Governo”) precisa comunicar ao “Presidente da República” (“Chefe de Estado”) quando não possuir mais a maioria de Governo. Neste caso, o Presidente decide se designa um político do Parlamento para formar novo Gabinete ou se convoca eleições.

Hoje, dia 13 de outubro, Berlusconi, comparecerá ante o “Parlamento” para defender sua política orçamentária e tentar conseguir a aprovação da revisão do orçamento do exercício fiscal passado. Mesmo sem o resultado desta segunda tentativa, o presidente Giorgio Napolitano convidou o Premiê a se submeter, no dia 14 de outubro, a uma “Moção de Confiança”. O governo já enfrentou mais de 50 vezes esta situação desde que Berlusconi assumiu em 2008.

————————

* Fonte:

http://www.estadao.com.br/noticias/internacional,berlusconi-sofre-nova-derrota-na-camara-e-fica-sob-ameaca,784049,0.htm

Ver também: http://noticias.terra.com.br/mundo/noticias/0,,OI5407840-EI294,00.html

Tags:
Daniela Alves - Analista CEIRI - MTB: 0069500SP

Mestre em Medicina pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Bacharel em Relações Internacionais, jornalista e Especialista em Cooperação Internacional. Atualmente é CEO do Centro de Estratégia, Inteligência e Relações Internacionais (CEIRI) e Editora-Chefe do CEIRI NEWSPAPER. Vencedora de vários prêmios nacionais e internacionais da área dos Direitos Humanos. Já palestrou em várias cidades e órgãos de governo do Brasil e do Mundo sobre temas relacionados a profissionalização da área de Relações Internacionais, Paradiplomacia, Migrações, Tráfico de Seres Humanos e Tráfico de órgãos. Trabalhou na Coordenadoria de Convênios Internacionais da Secretaria Municipal do Trabalho de São Paulo e na Assessoria Técnica para Assuntos Internacionais da Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho do Governo do Estado de SP. Atuou como Diretora Executiva Adjunta e Presidente do Comitê de Coordenação Internacional da Brazil, Russia, India, China, Sounth Africa Chamber for Promotion an Economic Development (BRICS-PED).

  • 1

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.