LOADING

Type to search

Descoberta de novo poço de petróleo na Guiné Equatorial

Share

A Empresa Petrolífera norte-americana ExxonMobil descobriu a existência de um novo poço de petróleo no território equato-guineense durante o mês de outubro de 2017. Entretanto, a divulgação foi realizada no mês de dezembro pelo Ministro das Minas, Indústrias e Energia, Gabriel Mgaba Obiang Lima, tendo em vista a confirmação de aval para exploração. Segundo o Ministro, o potencial do país no que tange a extração de hidrocarbonetos é favorecido pela parceria estabelecida com a ExxonMobil.

Mapa da Guiné Equatorial

O atual projeto é o estabelecimento de um novo local de extração no poço Avestruz-1. No país, a ExxonMobil detém 71,25% do projeto do poço Zafiro juntamente com a empresa estatal GEPetrol. O Avestruz-1 corresponde a uma exploração adjacente ao Zafiro, localizado aproximadamente a 160 km de Malabo, capital do país.

A Guiné Equatorial enfrenta decrescente produção de hidrocarbonetos, em decorrência da queda dos preços do produto internacionalmente. Opondo-se as perspectivas, o Governo iniciou o estabelecimento de novas parcerias com investidores durante o ano de 2017, em busca da superação de tal desafio.

O petróleo representa a principal gerador de receitas fiscais do Estado e impulsionador do crescimento do país até 2009, levando ao crescimento médio de 24% ao ano. Apesar das previsões de permanência de um cenário de recessão até 2020 por parte de Organizações como o Fundo Monetário Internacional e Economist Intelligence Unit, as prospecções apresentadas pela descoberta podem representar ao Governo a possibilidade de planificação de estratégias para amenizar o cenário econômico adverso. 

———————————————————————————————–                    

Fontes das Imagens:

Imagem 1 Bandeira da Guiné Equatorial” (Fonte):

http://www.bandeirasnacionais.com/data/flags/ultra/gq.png

Imagem 2 Mapa da Guiné Equatorial” (Fonte):

https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/f/ff/Equatorial_Guinea-CIA_WFB_Map.png/260px-Equatorial_Guinea-CIA_WFB_Map.png

Lauriane Aguirre - Colaboradora Voluntária

Bacharela em Relações Internacionais pela Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA). Dentre as áreas de interesse encontram-se Cooperação Técnica Internacional e Segurança Internacional. Como colaboradora do CEIRI Newspaper escreve sobre o continente africano, mas especificamente os países de língua portuguesa.

  • 1

Deixe uma resposta