LOADING

Type to search

Dez países europeus e o Japão são excluídos da lista de sanções de Washington por compra de Petróleo do Irã

Share

No dia 20 de março de 2012, a secretária de Estado dos Estados Unidos, Hillary Clinton, afirmou que dez membros da “União Européia” (Espanha, França, Itália, Grécia, Alemanha, Reino Unido, Bélgica, Holanda, Polônia e República Tcheca) e o Japão não estarão sujeitos a novas sanções norte-americanas a serem aplicadas a partir de julho.

Tais sanções criadas por Washington têm como alvo aqueles países que continuam comprando altos níveis de petróleo iraniano. Como os países citados anteriormente diminuíram significantemente suas relações com o Irã, estão fora do alcance da política norte-americana de sanção.

No caso do Japão, a compra de petróleo iraniano caiu 40% nos últimos cinco anos. No dia 21 de março de 2012, o porta-voz do governo japonês, Osamu Fujimura, afirmou que a tendência de redução das importações será acelerada ainda mais no futuro.

Lei assinada por Obama em 31 de dezembro do ano passado prevê sanções econômicas a partir do dia 31 de junho às instituições que fizerem transações relacionadas ao petróleo com o “Banco Central” iraniano. O objetivo é fazer com que Teerã abandone seu “Programa Nuclear”.

————–

Fontes:

Ver:

http://operamundi.uol.com.br/conteudo/noticias/20650/eua+excluem+japao+e+paises+da+ue+de+sancoes+por+compra+de+petroleo+do+ira.shtml

Ver:

http://sicnoticias.sapo.pt/Lusa/2012/03/21/irao-japao-promete-reduzir-as-suas-importacoes-de-petroleo

Tags:

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

×
Olá!