LOADING

Type to search

[:pt]Discrição da China nas Olimpíadas no Brasil sugere ações de Segurança e Contrainteligência[:]

Share

[:pt]

Os primeiros atletas da China para os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro chegaram para treinamento no Esporte Clube Pinheiros, em São Paulo, dia 21 de julho de 2016. A discrição dos atletas, que estão proibidos de contato com o público ou com a imprensa, sugere ou um treinamento com foco em segurança, ou ações de contraespionagem esportiva.

A proibição de filmagens dos atletas possivelmente tem como causa evitar a espionagem esportiva, mas, não está descartada a preocupação dos dirigentes com a segurança das equipes. São ações de segurança necessárias, diante do fenômeno do terrorismo mundial e, também, porque esta é a maior delegação de desportistas já enviada pelos chineses em toda a história dos Jogos Olímpicos, com 416 atletas e uma delegação de 711 pessoas no total.

O receio da China é com extremistas religiosos insatisfeitos com a política de Pequim de controle da prática religiosa, devido ao aparelhamento de templos budistas, igrejas cristãs e mesquitas (islamismo), que usam discurso teológico permeado de retórica comunista. Segundo o afirmou o Presidente da China, Xi Jinping, em abril de 2016, essa política de controle sobre as religiões serve para o Estado chinês se proteger das influências estrangeiras que chegam por meio da religião” e que “existe uma ‘ameaça terrorista’ em Xinjiang (oeste) por culpa dos extremistas islâmicos.

———————————————————————————————–                    

Imagem (Fonte):

https://pt.wikipedia.org/wiki/China#/media/File:National_Emblem_of_the_People%27s_Republic_of_China.svg

 [:]

Marcelo de Montalvão - Colaborador Voluntário

Graduado em Direito (2000) pela Universidade da Amazônia, é diretor da Montax – Inteligência & Investigações e autor de Inteligência & Indústria – Espionagem e Contraespionagem Corporativa. Pesquisa Marketing de serviços, Guerra Econômica, Economia Política e áreas afins. Como Advogado criminalista, tem foco em ações antilavagem de dinheiro para Recuperação de ativos desviados de fraudes.

  • 1

Deixe uma resposta