LOADING

Type to search

Drones patrulham a fronteira entre México e Estados Unidos

Share

Drones* estão patrulhando quase metade da fronteira dos Estados Unidos com o México, à procura de imigrantes ilegais e grupos criminosos, cartéis de tráfico humano e de drogas,  em áreas isoladas onde agentes do Governo norte-americano fisicamente não conseguem controlar com eficácia[1].

As aeronaves drones utilizam um sistema de vídeo de alta resolução e realizam dois voos em um mesmo trajeto no intervalo de três dias. Em seguida, os dois vídeos são comparados por analistas com ajuda de softwares para identificar mudanças de padrão[1].

Desde o inicio das operações já foram realizados 10.000 voos de drones na fronteira. Ao redor de 92% das missões com esses equipamentos tem mostrado nenhuma mudança no terreno, no entanto, outras levantaram suficientes suspeitas para enviar autoridades à localidade com o objetivo de determinar se houve algum sinal de atividade humana[2]. 4% das missões foram alarmes falsos e outros 2% foram inconclusivas. Os últimos 2% demonstraram evidência de cruzamentos ilegais de fronteira, resultando na implantação de sensores no território para um monitoramento mais detalhado[2].

Autoridades, como o congressista republicano McCaul, Chefe do Comitê de Segurança Nacional (Homeland Security) da Câmara dos Representantes, defendem a utilização de drones para vigiar fronteiras, salientando que “não se pode mais focar somente em defesa estáticas como cercas e torres com câmeras de vídeo[3]. Já grupos que defendem a liberdade civil, expressam questionamentos sobre o uso deste equipamento para vigilância, argumentando preocupações com a privacidade[3].

Para 2015, há planos de expandir a presença de drones para a fronteira canadense. O Governo americano vem sendo frequentemente e historicamente pressionado para minimizar e resolver a crise de imigração (principalmente ilegal) na fronteira com o México[3].

—————————————————————————

* São os Veículos Aéreos Não Tripulados. Numa nomenclatura em português VANT.

—————————————————————————

ImagemDrone” (Fonte):

http://www.bbc.com/news/world-us-canada-30044702

—————————————————————————

Fontes consultadas:

[1] Ver:

http://rt.com/usa/205343-cpb-mexico-border-drone-patrols/

[2] Ver:

http://www.theguardian.com/world/2014/nov/13/half-us-mexico-border-patrolled-drone

[3] Ver:

http://www.bbc.com/news/world-us-canada-30044702

Laura Elise Messinger - Colaboradora Voluntária Júnior 1

Mestre em Relações Internacionais- IHEID (Genebra, Suíça) e Mestre em Estudos Avançados de Organizações Internacionais- UZH (Zurique, Suíça). Bacharel em Relações Internacionais -Unilasalle (Canoas, RS), intercâmbio na UNICAH (Tegucigalpa, Honduras). Especialidades: direitos humanos, direito internacional humanitário, segurança e paz, democratização e América Central. Experiências profissionais: ONU (DPA- MSU), BID (segurança cidadã) e ONG Geneva Call – Suíça.

  • 1

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

×
Olá!