LOADING

Type to search

Rússia e China assinam acordos bilionários

Share

Ontem, dia 24 de novembro, os governos da Rússia e da China assinaram 19 Acordos e Contratos que alcançam vários bilhões de dólares. Segundo divulgado, 13 deles chegam à quantia dos 8,5 bilhões de dólares.

Serão trabalhados projetos conjuntos em vários setores, dentre eles: comunicação, aerospacial, transporte ferroviário e aéreo, hidrocarbonetos, bem como em matéria fronteiriça e propriedade intelectual. Em destaque estão os Acordos na área energética, incluindo o setor nuclear.

O primeiro-ministro da Rússia, Vladimir Putin, também assinou Contratos da ordem de 1,2 bilhão de dólares com a China para a venda de armamentos, sendo declarado o interesse dos chineses em comprar os sistemas antiaéreos russos S-400.

Também foram abertas linhas de crédito entre os “Banco Sverbank”, da Rússia, e o “Banco de Importação e Exportação da China” no valor de 2 bilhões de dólares para financiar grandes projetos conjuntos. Estão acertadas ainda as transmissões das redes de televisão CCTV da China, na Rússia, e da RTR russa, na China.

Analistas afirmam que os Acordos entre os dois países constituem parte da configuração do projeto de colocar a Rússia como ponte entre Ásia e Europa, necessária para restaurar o papel dos russos como coordenador do sistema internacional e fundamentais para que seja executado o planejamento do atual Governo de modernização do país, em seus aspectos econômicos, políticos e sociais.

Tags:
Marcelo Suano - Analista CEIRI - MTB: 16479RS

É Fundador do CEIRI NEWSPAPER. Doutor e Mestre em Ciência Política pela Universidade em São Paulo e Bacharel em Filosofia pela USP, tendo se dedicado à Filosofia da Ciência. É Sócio-Fundador do CEIRI. Foi professor universitário por mais de 15 anos, tendo ministrado aulas de várias disciplinas de humanas, especialmente da área de Relações Internacionais. Exerceu cargos de professor, assessor de diretoria, coordenador de cursos e de projetos, e diretor de cursos em várias Faculdades. Foi fundador do Grupo de Estudos de Paz da PUC/RS, do qual foi pesquisador até o final de 2006. É palestrante da Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra (ADESG-RS), tendo exercido também os cargos de Diretor de Cursos e Diretor do CEPE/CEPEG da ADESG de Porto Alegre. Foi Articulista do Broadcast da Agência Estado e do AE Mercado (Política Internacional), tendo dado assessoria para várias redes de jornal e TV pelo Brasil, destacando-se as atuações semanais realizadas a BAND/RS, na RBS/RS e TVCOM (Globo); na Guaíba (Record), Rádioweb; Cultura RS; dentre vários jornais, revistas e Tvs pelo Brasil. Trabalhou com assessoria e consultoria no Congresso Nacional entre 2011 e 2017. É autor de livros sobre o Pensamento Militar Brasileiro, de artigos em Teoria das Relações Internacionais e em Política Internacional. Ministra cursos e palestra pelo Brasil e no exterior sobre temas das relações internacionais e sobre o sistema político brasileiro.

  • 1

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.