LOADING

Type to search

Venezuela candidata-se à compra do caça russo de 5a geração

Share

Na semana passada, a mídia internacional divulgou que o governo venezuelano se apresentou como um dos primeiros interessados na compra do caça russo de quinta geração, o “Sukhoi T-50”. As informações foram disseminadas pela agência Novosti, obtidas do “Centro de Análises do Comércio Mundial de Armas” (CACMA), da Rússia.

Segundo dados apresentados, o primeiro teste da aeronave foi realizado em janeiro deste ano, 2010. Os técnicos e especialistas anunciam o equipamento como “a aeronave de combate do futuro” (PAK-FA, sigla russa), baseando-se na tecnologia “stealth”. Ele pode atingir 2.100 Km/h e carregar 7,5 toneladas de armamentos. Prevê-se que as primeiras unidade serão entregues à “Força Aérea” da Rússia em 2015.

De acordo com CACMA a Venezuela pretende comprar entre 24 e 36 caças, para o período de 2027 e 2032. De acordo com afirmações de especialistas, este é o caça faz concorrência com os norte-americanos “F-35 Lightning II” e “F-22 Raptor”, em termos de eficiência e capacidade de combate.

Isso mostra que o objetivo estratégico do governo da Venezuela é tentar fazer frente as anunciadas ameaças dos EUA. De acordo com os observadores, em termos de mercado ele concorre apenas com o “F-35 Lightning II” devido ao elevado custo do “F-22 Raptor”.

Tags:
Marcelo Suano - Analista CEIRI - MTB: 16479RS

É Fundador do CEIRI NEWSPAPER. Doutor e Mestre em Ciência Política pela Universidade em São Paulo e Bacharel em Filosofia pela USP, tendo se dedicado à Filosofia da Ciência. É Sócio-Fundador do CEIRI. Foi professor universitário por mais de 15 anos, tendo ministrado aulas de várias disciplinas de humanas, especialmente da área de Relações Internacionais. Exerceu cargos de professor, assessor de diretoria, coordenador de cursos e de projetos, e diretor de cursos em várias Faculdades. Foi fundador do Grupo de Estudos de Paz da PUC/RS, do qual foi pesquisador até o final de 2006. É palestrante da Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra (ADESG-RS), tendo exercido também os cargos de Diretor de Cursos e Diretor do CEPE/CEPEG da ADESG de Porto Alegre. Foi Articulista do Broadcast da Agência Estado e do AE Mercado (Política Internacional), tendo dado assessoria para várias redes de jornal e TV pelo Brasil, destacando-se as atuações semanais realizadas a BAND/RS, na RBS/RS e TVCOM (Globo); na Guaíba (Record), Rádioweb; Cultura RS; dentre vários jornais, revistas e Tvs pelo Brasil. Trabalhou com assessoria e consultoria no Congresso Nacional entre 2011 e 2017. É autor de livros sobre o Pensamento Militar Brasileiro, de artigos em Teoria das Relações Internacionais e em Política Internacional. Ministra cursos e palestra pelo Brasil e no exterior sobre temas das relações internacionais e sobre o sistema político brasileiro.

  • 1

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

×
Olá!