LOADING

Type to search

A bolha Financeira: o mundo de olho nos mercados emergentes

Share

Em geral, as bolsas asiáticas vêm apresentando resultados positivos, desde o início do mês de outubro.  Não apenas em países asiáticos, mas as bolsas dos países emergentes vêm apresentando resultados positivos, devido à “bolha financeira”.

Para Fan Gang, conselheiro do Banco Central da China, quando há muito dinheiro circulando no mundo em busca de boas oportunidades para investimentos, a opção adequada é recorrer aos mercados emergentes, pois nas economias emergentes é onde se tem o crescimento.

Fan Gang diz que a China e as demais economias emergentes estão sofrendo com a bolha financeira, essas bolhas que estão presentes nas commodities e nos mercados imobiliários.

Para Gang, as commodities aparecem como um fator impulsionador da alta de muitas bolsas emergentes, principalmente de países asiáticos. Além disso, baixas taxas de juros, associadas ao dólar operando em baixa, bem como à entrada de capital nos mercados emergentes, são pontos que contribuem para a criação de mercados excessivamente valorizados.

Fabricio Bomjardim - Analista CEIRI - MTB: 0067912SP

Bacharel em Relações Internacionais (2009) e técnico em Negociações Internacionais (2007) pela Universidade Anhembi Morumbi (UAM). Atua na área de Política Econômica com foco nos países do sudeste e leste asiático, sendo referência em questões relacionadas a China. Atualmente é membro da Júnior Chamber International Brasil-China, promovendo as relações sócio-culturais sino-brasileiras em São Paulo e Articulista da Revista da Câmara de Comércio BRICS. Também atuou como Consultor de Câmbio no Grupo Confidence.

  • 1

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.