LOADING

Type to search

África em foco: “McDonald’s” anuncia intenção de entrar no mercado do Zimbabwe

Share

No último dia 18 de agosto, a rede de fast-food, “McDonald’s”, anunciou que pretende entrar no mercado do Zimbabwe, aproveitando o momento em que a economia deste país africano começa a se recuperar de uma década de crise.

Em comunicado, a empresa declarou que estava estudando as diferentes opções da sua entrada no mercado deste país, mas que hesitava em instalar as franquias devido à situação de crise econômica profunda e generalizada que o abalou desde o ano 2000.

Para efetuar a instalação das unidades, o “McDonald’s” deverá observar a questão das sanções impostas pelos EUA e “União Européia” (UE) desde 2002, que foram aplicadas em resposta às violações dos direitos humanos e liberdades fundamentais pelo regime de Mugabe, que participa do poder desde 1981, ocupando distintos cargos executivos.

A agência de notícias “PANAPRESS” tem declarado que os países da “Comunidade de Desenvolvimento da África Austral” (SADC, sigla em inglês) têm a missão de persuadir o Ocidente a levantar as suas sanções impostas ao Zimbabwe, já que a SADC defende que as referidas sanções “têm um impacto negativo sobre a população e alguns países vizinhos“.

Os EUA e a UE afirmam que o Zimbabwe não obteve “progressos suficientes” para a revogação. Por isso, na semana passada, o “Comitê dos Representantes Permanentes da UE” decidiu pelo seu prolongamento até fevereiro de 2011.

Tags:
Daniela Alves - Analista CEIRI - MTB: 0069500SP

Mestre em Medicina pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Bacharel em Relações Internacionais, jornalista e Especialista em Cooperação Internacional. Atualmente é CEO do Centro de Estratégia, Inteligência e Relações Internacionais (CEIRI) e Editora-Chefe do CEIRI NEWSPAPER. Vencedora de vários prêmios nacionais e internacionais da área dos Direitos Humanos. Já palestrou em várias cidades e órgãos de governo do Brasil e do Mundo sobre temas relacionados a profissionalização da área de Relações Internacionais, Paradiplomacia, Migrações, Tráfico de Seres Humanos e Tráfico de órgãos. Trabalhou na Coordenadoria de Convênios Internacionais da Secretaria Municipal do Trabalho de São Paulo e na Assessoria Técnica para Assuntos Internacionais da Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho do Governo do Estado de SP. Atuou como Diretora Executiva Adjunta e Presidente do Comitê de Coordenação Internacional da Brazil, Russia, India, China, Sounth Africa Chamber for Promotion an Economic Development (BRICS-PED).

  • 1

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

×
Olá!