LOADING

Type to search

Apesar dos problemas comerciais recentes com a Argentina, Brasil ainda aposta no MERCOSUL

Share

O ministro brasileiro das “Relações Exteriores”, Antônio Patriota, reafirmou terça-feira, dia 22 de março, que o MERCOSUL continua sendo uma prioridade da política externa da presidente Dilma Rousseff.

De acordo com Patriota, uma demonstração importante disso foi o fato de a primeira visita oficial da Presidente ter sido feita à Argentina, onde, segundo observadores, foram discutidas questões comerciais envolvendo os dois países, além dos problemas decorrentes das medidas protecionistas adotadas por este país, as quais são prejudiciais ao desenvolvimento do “Mercado Comum do Sul”. O Ministro acentuou o crescimento apresentado por todos os membros associados, situação em que Brasil, Uruguai e Argentina tiveram índice de 8% e o Paraguai mostrado percentual maior, com 14%.

Apesar de muitos analistas terem percepção de que ocorre constante enfraquecimento do MERCOSUL, o Bloco concluiu o “Tratado de Livre Comércio” (TLC) com Israel, após a ratificação pelo Parlamento da Argentina (último que faltava), em 16 de março, quarta-feira da semana passada, e estão sendo retomadas as negociações para a assinatura do TLC com a “União Européia” (UE).

No ano passado, elas foram barradas por dez membros da UE, que se posicionaram contra o Acordo, com receio da quebra dos produtores agrícolas e dos pecuaristas europeus. Deve-se destacar que houve contraposição maior em relação ao protecionismo argentino sobre produtos manufaturados, que acabou levando os europeus a recuarem nas negociações, uma vez que além das perdas no setor agrícola, também existiria no setor industrial, graças as barreiras existentes.

Tags:
Daniela Alves - Analista CEIRI - MTB: 0069500SP

Mestre em Medicina pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Bacharel em Relações Internacionais, jornalista e Especialista em Cooperação Internacional. Atualmente é CEO do Centro de Estratégia, Inteligência e Relações Internacionais (CEIRI) e Editora-Chefe do CEIRI NEWSPAPER. Vencedora de vários prêmios nacionais e internacionais da área dos Direitos Humanos. Já palestrou em várias cidades e órgãos de governo do Brasil e do Mundo sobre temas relacionados a profissionalização da área de Relações Internacionais, Paradiplomacia, Migrações, Tráfico de Seres Humanos e Tráfico de órgãos. Trabalhou na Coordenadoria de Convênios Internacionais da Secretaria Municipal do Trabalho de São Paulo e na Assessoria Técnica para Assuntos Internacionais da Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho do Governo do Estado de SP. Atuou como Diretora Executiva Adjunta e Presidente do Comitê de Coordenação Internacional da Brazil, Russia, India, China, Sounth Africa Chamber for Promotion an Economic Development (BRICS-PED).

  • 1

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.