LOADING

Type to search

Brasil pretende remover entraves burocráticos e técnicos e incentivar projetos de integração comercial com a Venezuela

Share

Em Caracas, Venezuela, foi instalada, no dia 4 de agosto, a “Comissão de Monitoramento do Comércio Brasil-Venezuela”. Nesta primeira reunião bilateral estiveram presentes técnicos do governo brasileiro, liderados pelo secretário-executivo do “Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior” (MDIC), Ivan Ramalho, e representantes do governo venezuelano, comandados pela vice-ministra de “Comércio Exterior”, Carlina Pacheco Medina.

A partir da instalação da Comissão, pretende-se remover “entraves burocráticos e técnicos e incentivar projetos de integração comercial”, indica nota do MDIC. A próxima reunião deverá acontecer no Brasil, no início de novembro. Até lá, será definida uma “Agenda de trabalho” para agilizar a criação de mecanismos que facilitem o intercâmbio bilateral.

Também ficou definido que haverá cooperação para intercâmbio de informações estatísticas de bens e de serviços.

De acordo com o MDIC, técnicos brasileiros apresentaram estudos demonstrando quais os produtos venezuelanos podem ser competitivos no mercado brasileiro, as possibilidades de trocas de experiências e os procedimentos necessários para que a Venezuela possa intensificar suas exportações para o Brasil.

Tags:
Daniela Alves - Analista CEIRI - MTB: 0069500SP

Mestre em Medicina pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Bacharel em Relações Internacionais, jornalista e Especialista em Cooperação Internacional. Atualmente é CEO do Centro de Estratégia, Inteligência e Relações Internacionais (CEIRI) e Editora-Chefe do CEIRI NEWSPAPER. Vencedora de vários prêmios nacionais e internacionais da área dos Direitos Humanos. Já palestrou em várias cidades e órgãos de governo do Brasil e do Mundo sobre temas relacionados a profissionalização da área de Relações Internacionais, Paradiplomacia, Migrações, Tráfico de Seres Humanos e Tráfico de órgãos. Trabalhou na Coordenadoria de Convênios Internacionais da Secretaria Municipal do Trabalho de São Paulo e na Assessoria Técnica para Assuntos Internacionais da Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho do Governo do Estado de SP. Atuou como Diretora Executiva Adjunta e Presidente do Comitê de Coordenação Internacional da Brazil, Russia, India, China, Sounth Africa Chamber for Promotion an Economic Development (BRICS-PED).

  • 1

Deixe uma resposta