LOADING

Type to search

China: a maior carteira do mundo, continua sendo o maior credor dos Estados Unidos

Share

Nesta segunda-feira, dia 15 de março de 2010, a “Secretaria do Tesouro dos Estados Unidos” divulgou os dados dos títulos do tesouro norte-americano, informando a quantia que está em posse da China. Atualmente, este país possui US$ 889 bilhões em títulos nacionais norte-americanos e continua em primeiro lugar, mesmo que tenha apresentado uma queda de US$ 5,8 bilhões em relação à carteira do ano passado.

 

Além da China, outro país que também se beneficia bastante dos títulos do governo dos Estados Unidos é o Japão, que possui a segunda maior carteira de títulos estadunidenses, com 765,4 bilhões de dólares. Este valor também é menor que o do ano anterior, mostrando uma queda de 300 milhões de dólares.

O presidente chinês Wen Jiabao se pronunciou sobre o assunto no dia anterior à divulgação dos dados pelos norte-americanos, declarando: “ainda estou um pouco preocupado” (…) “espero que os Estados Unidos tomem ações concretas para garantir a segurança desses fundos e dos seus investidores externos”.

Tags:
Fabricio Bomjardim - Analista CEIRI - MTB: 0067912SP

Bacharel em Relações Internacionais (2009) e técnico em Negociações Internacionais (2007) pela Universidade Anhembi Morumbi (UAM). Atua na área de Política Econômica com foco nos países do sudeste e leste asiático, sendo referência em questões relacionadas a China. Atualmente é membro da Júnior Chamber International Brasil-China, promovendo as relações sócio-culturais sino-brasileiras em São Paulo e Articulista da Revista da Câmara de Comércio BRICS. Também atuou como Consultor de Câmbio no Grupo Confidence.

  • 1

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

×
Olá!