LOADING

Type to search

Comércio entre China e países africanos está próximo de superar os 100 bilhões de dólares

Share

Neste ano, 2010, as trocas comerciais entre a China e os países do continente africano podem superar a marca dos 100 bilhões de dólares. Segundo informações do serviço alfandegário chinês, o comércio apresentou um crescimento de 65% só no primeiro semestre.

Este crescimento foi de 61,2 bilhões de dólares e os organismos de comércio de ambos os lados acreditam que o crescimento será constate. Em 2008, as trocas foram de 106,8 bilhões de dólares. Em 2009 apresentou recuo de 14,7%, devido à crise financeira mundial, encerrando com a marca de 91,1 bilhões.

Economistas chineses acreditam que a marca dos 100 bilhões poderá se superada devido ao crescimento não só das trocas comerciais, mas graças aos investimentos das empresas chinesas no continente africano. Espera-se atingir a marca de 114 bilhões de dólares, 52 em exportações e 62 em importações.

Segundo o “Ministério do Comércio da China”, mais de 1600 empresas chinesas tem interesse em investir nos setores do minério, comércio, agricultura, construção e indústria africana. Atualmente, os principais parceiros econômicos da China na África são Angola e África do Sul.

Tags:
Fabricio Bomjardim - Analista CEIRI - MTB: 0067912SP

Bacharel em Relações Internacionais (2009) e técnico em Negociações Internacionais (2007) pela Universidade Anhembi Morumbi (UAM). Atua na área de Política Econômica com foco nos países do sudeste e leste asiático, sendo referência em questões relacionadas a China. Atualmente é membro da Júnior Chamber International Brasil-China, promovendo as relações sócio-culturais sino-brasileiras em São Paulo e Articulista da Revista da Câmara de Comércio BRICS. Também atuou como Consultor de Câmbio no Grupo Confidence.

  • 1

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.