LOADING

Type to search

Share

Na semana passada a gigante de bebidas “Fomento Econômico Mexicano” (FEMSA) anunciou que tem pretensões de aumentar o investimento em outros setores dentro da América Latina. A empresa planeja investir 900 milhões de dólares na região.

Grande parte do montante será para a expansão da rede mexicana de lojas de conveniência Oxxo, que hoje tem atuação forte no mercado doméstico do México, contando com mais de 6 mil lojas, mas  também está presente em outros países latino-americanos e busca crescimento.

Seguindo a tendência de aumento dos investimentos externos no Brasil, a FEMSA também investirá na expansão da planta produtiva da empresa em solo brasileiro. Segundo o jornal “El Universal” (México): “O plano de investimento da FEMSA para este ano [2011] é de 600 milhões de dólares para aumentar a capacidade da Coca-Cola FEMSA o que inclui a construção de mais duas fábricas no Brasil, 250 milhões de dólares para a Oxxo e o restante para embalagens e logística”.  Ela também tem planos para realizar algumas aquisições.

A relação comercial entre os dois países vem crescendo a cada ano. De acordo com dados do “Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), a representatividade das exportações brasileiras para o México passou de 1,75% em 2009 para 1,85% em 2010, somando a cifra de 3,715 bilhões de dólares neste último ano. O mesmo está acontecendo com as importações de produtos mexicanos pelo Brasil, que, no entanto, tem sido superior ao valor da exportação, chegando em 2010 a 3,858 bilhões de dólares, ou seja, gerou um déficit de 142 milhões de dólares para  Brasil.  Até o momento a tendência tem se mantido.

———————————————————————————————————————————–

* Empresa mexicana que entre outras marcas comercializa a Coca-cola na América Latina.

Tags:
Daniela Alves - Analista CEIRI - MTB: 0069500SP

Mestre em Medicina pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Bacharel em Relações Internacionais, jornalista e Especialista em Cooperação Internacional. Atualmente é CEO do Centro de Estratégia, Inteligência e Relações Internacionais (CEIRI) e Editora-Chefe do CEIRI NEWSPAPER. Vencedora de vários prêmios nacionais e internacionais da área dos Direitos Humanos. Já palestrou em várias cidades e órgãos de governo do Brasil e do Mundo sobre temas relacionados a profissionalização da área de Relações Internacionais, Paradiplomacia, Migrações, Tráfico de Seres Humanos e Tráfico de órgãos. Trabalhou na Coordenadoria de Convênios Internacionais da Secretaria Municipal do Trabalho de São Paulo e na Assessoria Técnica para Assuntos Internacionais da Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho do Governo do Estado de SP. Atuou como Diretora Executiva Adjunta e Presidente do Comitê de Coordenação Internacional da Brazil, Russia, India, China, Sounth Africa Chamber for Promotion an Economic Development (BRICS-PED).

  • 1

Deixe uma resposta