LOADING

Type to search

Em reunião com o “Secretário do MDIC”, o Presidente da FIERGS enfatiza as dificuldades enfrentadas pelos exportadores gaúchos

Share

O secretário do “Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior” (MDIC), Welber Barral, abordou os principais entraves enfrentados pelos exportadores, as oportunidades de acesso a novos mercados e a ampliação das importações da Europa para os países do Mercosul. O encontro ocorreu no dia 10 de agosto, na sede da “Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul” (FIERGS).

O Barral declarou que o “Governo Federal” está atento às dificuldades enfrentadas pelas indústrias gaúchas no mercado internacional e, por isso, veio à Porto Alegre participar de uma reunião com o “Conselho de Relações Internacionais e Comércio Exterior da FIERGS”. Também disse que a realização da edição 2010 do “Encomex Mercosul”, no Rio Grande do Sul, mostra a importância do Estado na pauta exportadora do Brasil.

Na reunião, o “Presidente da FIERGS”, Paulo Fernandes Tigre, lembrou que um dos problemas mais recentes enfrentado pelos exportadores gaúchos é o transporte hidroviário. “Mais de 20% dos navios estão deixando de fazer escala no Porto de Rio Grande, devido aos fretes maiores do que em outros Estados. Só em junho, de um total de 108 navios programados para atracar, 34 cancelaram e fizeram nova rota. Isso aumenta os custos dos exportadores e importadores, que precisam trazer e levar as mercadorias por via terrestre até o ponto de partida e chegada em outros portos. Os segmentos mais afetados são os de máquinas agrícolas, eletroeletrônico, couro, fumo, refrigeração e pedras preciosas”, enfatizou Tigre.

Tags:
Daniela Alves - Analista CEIRI - MTB: 0069500SP

Mestre em Medicina pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Bacharel em Relações Internacionais, jornalista e Especialista em Cooperação Internacional. Atualmente é CEO do Centro de Estratégia, Inteligência e Relações Internacionais (CEIRI) e Editora-Chefe do CEIRI NEWSPAPER. Vencedora de vários prêmios nacionais e internacionais da área dos Direitos Humanos. Já palestrou em várias cidades e órgãos de governo do Brasil e do Mundo sobre temas relacionados a profissionalização da área de Relações Internacionais, Paradiplomacia, Migrações, Tráfico de Seres Humanos e Tráfico de órgãos. Trabalhou na Coordenadoria de Convênios Internacionais da Secretaria Municipal do Trabalho de São Paulo e na Assessoria Técnica para Assuntos Internacionais da Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho do Governo do Estado de SP. Atuou como Diretora Executiva Adjunta e Presidente do Comitê de Coordenação Internacional da Brazil, Russia, India, China, Sounth Africa Chamber for Promotion an Economic Development (BRICS-PED).

  • 1

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.