LOADING

Type to search

Embaixador brasileiro anuncia que foram retomadas as negociações entre UE e MERCOSUL

Share

De acordo com o embaixador brasileiro no MERCOSUL (Mercado Comum do Sul), Régis Arslanian, as negociações entre o Bloco sul-americano e a “União Européia” foram retomadas. Pelo anunciado os avanços foram significativos, pois ambos os lados cederam em relação ao grupo de exigências expostas.

A proposta apresentada pelo Brasil em nome dos seus sócios foi de tarifa zero para quase 90% dos produtos negociados, incluindo a área automotiva, e trouxe um ponto importante para a Europa, que é a permissão para europeus participarem das licitações para compras governamentais no nível governamental mais alto (o Federal), nos países do MERCOSUL.

A “União Européia”, por suas vez, ofereceu a redução tarifária para 95% dos seus produtos. Pelo que foi divulgado, o Brasil exigiu aumento de cotas para vários os produtos agropecuários, com destaque para a carne, o frango, o açúcar e o etanol.

De acordo com alguns analistas, as negociações não caminharam muito, apesar do anunciado retorno das negociações. As exigências brasileiras vão contra os pontos que têm sido recusados por 11 países do Bloco europeu e andaram apenas nas questões de definir os produtos que receberão redução de tarifa, não tendo apresentado estratégias para responder as exigências dos produtores da Europa que tem recebido apoio dos governos desses países.

Tags:
Marcelo Suano - Analista CEIRI - MTB: 16479RS

É Fundador do CEIRI NEWSPAPER. Doutor e Mestre em Ciência Política pela Universidade em São Paulo e Bacharel em Filosofia pela USP, tendo se dedicado à Filosofia da Ciência. É Sócio-Fundador do CEIRI. Foi professor universitário por mais de 15 anos, tendo ministrado aulas de várias disciplinas de humanas, especialmente da área de Relações Internacionais. Exerceu cargos de professor, assessor de diretoria, coordenador de cursos e de projetos, e diretor de cursos em várias Faculdades. Foi fundador do Grupo de Estudos de Paz da PUC/RS, do qual foi pesquisador até o final de 2006. É palestrante da Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra (ADESG-RS), tendo exercido também os cargos de Diretor de Cursos e Diretor do CEPE/CEPEG da ADESG de Porto Alegre. Foi Articulista do Broadcast da Agência Estado e do AE Mercado (Política Internacional), tendo dado assessoria para várias redes de jornal e TV pelo Brasil, destacando-se as atuações semanais realizadas a BAND/RS, na RBS/RS e TVCOM (Globo); na Guaíba (Record), Rádioweb; Cultura RS; dentre vários jornais, revistas e Tvs pelo Brasil. Trabalhou com assessoria e consultoria no Congresso Nacional entre 2011 e 2017. É autor de livros sobre o Pensamento Militar Brasileiro, de artigos em Teoria das Relações Internacionais e em Política Internacional. Ministra cursos e palestra pelo Brasil e no exterior sobre temas das relações internacionais e sobre o sistema político brasileiro.

  • 1

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

×
Olá!