LOADING

Type to search

Israel, Chile, Estônia e Eslovênia saíram da condição de economias emergentes para a de países desenvolvidos

Share

A “Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico” (OCDE) oficializou a entrada de Israel, Chile, Estônia e Eslovênia no grupo das economias mais desenvolvidas, passando a organização a ter agora 35 países integrantes.

Estônia, Israel e Eslovênia, bem como o Chile que formalizou a adesão como membro permanente, vão contribuir para uma OCDE mais plural e aberta, com um papel crescente na arquitetura econômica global“, anunciou o secretário-geral da OCDE, Angel Gurría.

Nos últimos três anos as negociações entre os países correram bem, afirmou Gurría. “Foram receptivos às recomendações da OCDE e as conversações foram construtivas e abertas“.

Durante a cerimônia de acesso, o “Ministro das Relações Exteriores da França”, Bernard Kouchner, declarou que “a adesão abre nossa organização ao Oriente Médio, onde ela não tinha nenhum integrante“. Ao juntar-se à OCDE, os novos membros passam da condição de economias emergentes para a de países desenvolvidos, com maior acesso aos recursos do fundos de investimentos.

Tags:
Daniela Alves - Analista CEIRI - MTB: 0069500SP

Mestre em Medicina pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Bacharel em Relações Internacionais, jornalista e Especialista em Cooperação Internacional. Atualmente é CEO do Centro de Estratégia, Inteligência e Relações Internacionais (CEIRI) e Editora-Chefe do CEIRI NEWSPAPER. Vencedora de vários prêmios nacionais e internacionais da área dos Direitos Humanos. Já palestrou em várias cidades e órgãos de governo do Brasil e do Mundo sobre temas relacionados a profissionalização da área de Relações Internacionais, Paradiplomacia, Migrações, Tráfico de Seres Humanos e Tráfico de órgãos. Trabalhou na Coordenadoria de Convênios Internacionais da Secretaria Municipal do Trabalho de São Paulo e na Assessoria Técnica para Assuntos Internacionais da Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho do Governo do Estado de SP. Atuou como Diretora Executiva Adjunta e Presidente do Comitê de Coordenação Internacional da Brazil, Russia, India, China, Sounth Africa Chamber for Promotion an Economic Development (BRICS-PED).

  • 1

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

×
Olá!