LOADING

Type to search

Share

O Primeiro-Ministro japonês, Naoto Kan, disse que o Governo poderá intervir novamente no mercado cambial japonês, com o objetivo de impedir a valorização do Iene, a moeda do país.

Nesta semana, o “Banco do Japão” e o Governo intervieram para impedir a valorização da sua moeda corrente. O objetivo era evitar as quedas nos mercados e fazer com que os resultados da “Bolsa Nikkei” apresentassem movimentação positiva. O governo está trabalhando para a recuperação econômica japonesa e o câmbio está sendo um grande desafio.

Kan explicou que a valorização da moeda japonesa poderá desencorajar investidores domésticos no país, ou servir para as empresas japonesas abrirem novas fábricas no exterior, prejudicando o combate ao desemprego.

Atualmente, o Japão passa por um momento delicado. No passado, juntamente com os Estados Unidos, criticava outros países que intervinham no câmbio, um exemplo é a China, e neste momento se vê em posição de se ver obrigado a agir direta ou indiretamente para impedir a valorização do Iene.

Tags:
Fabricio Bomjardim - Analista CEIRI - MTB: 0067912SP

Bacharel em Relações Internacionais (2009) e técnico em Negociações Internacionais (2007) pela Universidade Anhembi Morumbi (UAM). Atua na área de Política Econômica com foco nos países do sudeste e leste asiático, sendo referência em questões relacionadas a China. Atualmente é membro da Júnior Chamber International Brasil-China, promovendo as relações sócio-culturais sino-brasileiras em São Paulo e Articulista da Revista da Câmara de Comércio BRICS. Também atuou como Consultor de Câmbio no Grupo Confidence.

  • 1

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.