LOADING

Type to search

MERCOSUL e Índia negociam ampliação de “Acordo Comercial”

Share

Os países membros do MERCOSUL junto com a Índia pretendem aumentar o número de produtos no “Acordo de Preferências Tarifárias” (APTF), negociado em 2005 e assinado em 2009. A afirmação é do “Ministro da Indústria e Comércio da Índia”, Jyotiradtya Scindia.

Em um evento realizado na “Federação das Indústrias de São Paulo” (Fiesp), o Ministro declarou que “Uma nova lista de produtos que podem ser comercializados sob um regime preferencial de tributação deve começar a ser discutida em novembro. Atualmente, o Acordo beneficia a importação e exportação de 452 produtos com redução ou isenção tarifária. A intenção é aumentar as categorias de produtos com tributação especial gradativamente”.

Afirmou ainda: “queremos aprofundar o Acordo com o Mercosul. Equipes de ambos os lados têm se encontrado e nós nos comprometemos a elaborar uma lista de novos produtos que queremos que sejam incluídos no Acordo em novembro deste ano“.

A renovação deste ATPF beneficiará às relações da Índia com o Bloco e também será de muito bom grado para o Brasil individualmente, pois, com a maior interação entre ambos os lados, os indianos poderão ajudar nos financiamentos em setores que ainda são carentes nos país sul-americanos e o Brasil poderá exportar mais produtos necessários para o cotidiano indiano, principalmente no suprimento de alimentos e energia.

Ainda durante o ano de 2010 serão marcadas novas reuniões entre as autoridades envolvidas para concretizarem os “planos de ampliação” e a data de início das novas regras.

Tags:
Fabricio Bomjardim - Analista CEIRI - MTB: 0067912SP

Bacharel em Relações Internacionais (2009) e técnico em Negociações Internacionais (2007) pela Universidade Anhembi Morumbi (UAM). Atua na área de Política Econômica com foco nos países do sudeste e leste asiático, sendo referência em questões relacionadas a China. Atualmente é membro da Júnior Chamber International Brasil-China, promovendo as relações sócio-culturais sino-brasileiras em São Paulo e Articulista da Revista da Câmara de Comércio BRICS. Também atuou como Consultor de Câmbio no Grupo Confidence.

  • 1

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.