LOADING

Type to search

Modernização da Rússia passará por mais investimento em nanotecnologia

Share

O presidente da Rússia, Dmitri Medvedev, declarou no “Terceiro Fórum Internacional de nanotecnologias ‘RUSNANOTECH-2010” a intenção de o Governo de seu país realizar mais grandes investimentos no setor de nanotecnologia, visando tornar a Rússia um dos fontes do setor no mercado mundial, ao longo dos próximos cinco anos.

Os passos iniciais dados foram de observar o desenvolvimento da tecnologia no mundo, estudar experiências significativas e criar uma empresa denominada “ROSNANO”, realizando investimentos que chegaram, em 2010, ao patamar de 10 bilhões de dólares.

Hoje, estão entre os principais  países do setor, mas pretendem expandi-lo ainda mais, estimulando a iniciativa privada(micro, pequena, média e grande), articulando-a com a pública , criando novas empresas e modernizando as antigas, trazendo a nanotecnologia para sua realidade. No projeto deseja-se fazer investimentos por toda a Rússia.

Nas palavras de Medvedev, “Às vezes deixamo-nos arrebatar por conversas supérfluas a respeito daquilo que pode ou não pode ser criado. É preciso criar e avançar. E quanto mais rápido nós o faremos, tanto melhor será para a nossa economia. A Rússia está aberta para a integração na sociedade nanotecnológica mundial, os nossos institutos de desenvolvimento promovem os seus projetos no estrangeiro. Somente durante dois últimos anos a ROSNANO aprovou 94 projetos, e mais de 300 requerimentos estão sendo examinados. Estes fatos comprovam que temos bastante conjuntos científicos com pesquisas prospectivas na esfera de nanotecnologia. Além disso, a ROSNANO chegou a obter a possibilidade de adquirir ativos de companhias do mesmo ramo e as suas respectivas tecnologias”.

Este é mais um passo no projeto de modernização da economia e de integração da sociedade russa na comunidade internacional, que já está no planejamento estratégico do Kremlin ao longo dos últimos anos.

Tags:
Marcelo Suano - Analista CEIRI - MTB: 16479RS

É Fundador do CEIRI NEWSPAPER. Doutor e Mestre em Ciência Política pela Universidade em São Paulo e Bacharel em Filosofia pela USP, tendo se dedicado à Filosofia da Ciência. É Sócio-Fundador do CEIRI. Foi professor universitário por mais de 15 anos, tendo ministrado aulas de várias disciplinas de humanas, especialmente da área de Relações Internacionais. Exerceu cargos de professor, assessor de diretoria, coordenador de cursos e de projetos, e diretor de cursos em várias Faculdades. Foi fundador do Grupo de Estudos de Paz da PUC/RS, do qual foi pesquisador até o final de 2006. É palestrante da Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra (ADESG-RS), tendo exercido também os cargos de Diretor de Cursos e Diretor do CEPE/CEPEG da ADESG de Porto Alegre. Foi Articulista do Broadcast da Agência Estado e do AE Mercado (Política Internacional), tendo dado assessoria para várias redes de jornal e TV pelo Brasil, destacando-se as atuações semanais realizadas a BAND/RS, na RBS/RS e TVCOM (Globo); na Guaíba (Record), Rádioweb; Cultura RS; dentre vários jornais, revistas e Tvs pelo Brasil. Trabalhou com assessoria e consultoria no Congresso Nacional entre 2011 e 2017. É autor de livros sobre o Pensamento Militar Brasileiro, de artigos em Teoria das Relações Internacionais e em Política Internacional. Ministra cursos e palestra pelo Brasil e no exterior sobre temas das relações internacionais e sobre o sistema político brasileiro.

  • 1

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

×
Olá!