LOADING

Type to search

Share

O secretário geral da “Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico” (OCDE), Angel Gurria, disse que está otimista com a recuperação da economia mundial, principalmente devido à contribuição que virá das duas potências asiáticas: a Índia e a China. Para ele, o ano de 2010 será o ano de soerguimento, encerrando a crise econômica internacional.

Ele afirmou que “a economia global deve crescer entre 4% e 4,5% , enquanto as economias da OCDE devem crescer entre 2% e 2,5% neste ano”. A Organização prevê uma expansão no crescimento econômico de 3,4% neste ano, após a contração de 1,7%, que se deu no ano de 2009. O crescimento dos países da OCDE será de, aproximadamente, 1,9% neste ano de 2010.

A razão pela qual a economia global vai crescer mais rapidamente é porque China e Índia estão puxando (a economia) muito fortemente“, disse.

Essas afirmações decorrem da observação dos pacotes de estímulos concedidos pelos governos desses países, os quais ainda não serão cancelados. As autoridades competentes dos governos deverão reduzir gradualmente os estímulos econômicos, trabalhando em uma estratégia para estabilizar suas economias e, assim, encerrar essa forma de trabalhar na recuperação econômica.

O “Banco Mundial” já prevê um crescimento de 9,5% no PIB chinês deste ano. Baseando-se neste parâmetro, os especialistas econômicos, não têm duvida de que os países emergentes serão fundamentais para contribuir na recuperação da economia mundial.

Tags:
Fabricio Bomjardim - Analista CEIRI - MTB: 0067912SP

Bacharel em Relações Internacionais (2009) e técnico em Negociações Internacionais (2007) pela Universidade Anhembi Morumbi (UAM). Atua na área de Política Econômica com foco nos países do sudeste e leste asiático, sendo referência em questões relacionadas a China. Atualmente é membro da Júnior Chamber International Brasil-China, promovendo as relações sócio-culturais sino-brasileiras em São Paulo e Articulista da Revista da Câmara de Comércio BRICS. Também atuou como Consultor de Câmbio no Grupo Confidence.

  • 1

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.