LOADING

Type to search

Pequenas e médias empresas européias são mais ativas em escala internacional que as norte-americanas e japonesas

Share

De acordo com um recente estudo* realizado pela “Comissão Européia”, que estabelece um mapa do nível de internacionalização das “pequenas e médias empresas” (PME) e coloca em evidência os principais obstáculos e vantagens da internacionalização, 25 % das PMEs de 27 países da “União Européia” (UE) exportam ou exportaram em algum momento ao longo dos três últimos anos.

As PMEs européias que operam no plano internacional tiveram um crescimento do emprego de 7% contra 1% para as empresas sem nenhuma atividade internacional, ressalta o estudo.

As suas atividades internacionais visam principalmente os países do mercado interno europeu e apenas aproximadamente 13 % participam nos mercados exteriores à UE. Em escala internacional, as médias e pequenas empresas européias são mais ativas que as norte-americanas ou japonesas.

———————————————————————————————————————————————————————

* O estudo completo pode ser encontrado em: 

http://jornal.ceiri.com.br/wp-content/uploads/2010/07/internationalisation_sme_final_en.pdf

Tags:
Daniela Alves - Analista CEIRI - MTB: 0069500SP

Mestre em Medicina pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Bacharel em Relações Internacionais, jornalista e Especialista em Cooperação Internacional. Atualmente é CEO do Centro de Estratégia, Inteligência e Relações Internacionais (CEIRI) e Editora-Chefe do CEIRI NEWSPAPER. Vencedora de vários prêmios nacionais e internacionais da área dos Direitos Humanos. Já palestrou em várias cidades e órgãos de governo do Brasil e do Mundo sobre temas relacionados a profissionalização da área de Relações Internacionais, Paradiplomacia, Migrações, Tráfico de Seres Humanos e Tráfico de órgãos. Trabalhou na Coordenadoria de Convênios Internacionais da Secretaria Municipal do Trabalho de São Paulo e na Assessoria Técnica para Assuntos Internacionais da Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho do Governo do Estado de SP. Atuou como Diretora Executiva Adjunta e Presidente do Comitê de Coordenação Internacional da Brazil, Russia, India, China, Sounth Africa Chamber for Promotion an Economic Development (BRICS-PED).

  • 1

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

×
Olá!