LOADING

Type to search

Previsão para os anos de 2009 e 2010 é que Espanha sofrerá contração econômica

Share

Segundo informações da “Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico” (OCDE), a Espanha fechará este ano (2009) e o próximo (2010) em contração econômica, voltando a crescer, em ritmo lento, apenas em 2011.

De acordo com as estimativas da OCDE, a redução econômica da Espanha para este ano será de 3,6% e, em2010, aqueda será de 0,3%. A taxa de desemprego deverá atingir um pico próximo de 20%, em 2010, com a inflação podendo aumentar temporariamente, mas deverá cair para perto de zero, em 2011.

A OCDE considera que a restrição prevista para a política orçamental deve ser adiada para 2011, para permitir a recuperação da economia com mais firmeza. No entanto, as reformas estruturais, precisam ser implementadas para assegurar a sustentabilidade fiscal em longo prazo.

A Ministra da Economia e Fazenda da Espanha, Elena Salgado, confirmou as previsões da OCDE ao afirmar que “2010 será pior que 2009 em relação ao desemprego, ainda que o pior da crise em termos macroeconômico já tenha passado. Nos demais setores ocorrerão o início de uma recuperação“.

Tags:
Daniela Alves - Analista CEIRI - MTB: 0069500SP

Mestre em Medicina pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Bacharel em Relações Internacionais, jornalista e Especialista em Cooperação Internacional. Atualmente é CEO do Centro de Estratégia, Inteligência e Relações Internacionais (CEIRI) e Editora-Chefe do CEIRI NEWSPAPER. Vencedora de vários prêmios nacionais e internacionais da área dos Direitos Humanos. Já palestrou em várias cidades e órgãos de governo do Brasil e do Mundo sobre temas relacionados a profissionalização da área de Relações Internacionais, Paradiplomacia, Migrações, Tráfico de Seres Humanos e Tráfico de órgãos. Trabalhou na Coordenadoria de Convênios Internacionais da Secretaria Municipal do Trabalho de São Paulo e na Assessoria Técnica para Assuntos Internacionais da Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho do Governo do Estado de SP. Atuou como Diretora Executiva Adjunta e Presidente do Comitê de Coordenação Internacional da Brazil, Russia, India, China, Sounth Africa Chamber for Promotion an Economic Development (BRICS-PED).

  • 1

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.