LOADING

Type to search

Superávit japonês demonstra sinais de superação da crise

Share

A indústria automobilística e siderúrgica japonesa tem um importante papel na balança comercial do Japão durante este período de crise. Impulsionado pelas exportações de automóveis e de produtos siderúrgicos, o Japão apresentou, em outubro, o seu primeiro superávit, desde o início da crise financeira global, iniciada no último trimestre do ano de 2008.

Nesta quarta feira, dia 25 de novembro, foi divulgado um relatório do Ministério das Finanças japonês, apresentando um superávit comercial de 9,1 bilhões de dólares. Desta forma, o país registra resultados positivos pelo nono mês consecutivo.

As exportações japonesas deste ano (2009) apresentaram uma queda de 23% em comparação ao ano de 2008, apesar destes dados, o país mostra uma recuperação em suas vendas para o continente asiático, que tem sido de extrema importância para a estabilização de alguns setores comerciais do Japão.

Já as importações, até o momento estão em 30% abaixo dos registros do ano passado. Embora haja claros sinais de recuperação de suas exportações, o ministério diz que o país ainda deve operar com “cautela”, devido à valorização do Iene japonês nos próximos meses.

Tags:
Fabricio Bomjardim - Analista CEIRI - MTB: 0067912SP

Bacharel em Relações Internacionais (2009) e técnico em Negociações Internacionais (2007) pela Universidade Anhembi Morumbi (UAM). Atua na área de Política Econômica com foco nos países do sudeste e leste asiático, sendo referência em questões relacionadas a China. Atualmente é membro da Júnior Chamber International Brasil-China, promovendo as relações sócio-culturais sino-brasileiras em São Paulo e Articulista da Revista da Câmara de Comércio BRICS. Também atuou como Consultor de Câmbio no Grupo Confidence.

  • 1

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

×
Olá!