LOADING

Type to search

UE quer que EUA se posicione para reiniciar a Rodada de Doha

Share

Ontem, dia 22 de março, na “London School of Economics”, o “Comissário do Comércio da União Européia”, Karel de Gucht, afirmou que o Bloco europeu não poderá fazer mais concessões no comércio agrícola para reiniciar as negociações da Rodada de Doha, paralisadas desde julho de 2008. Para ele, os Estados Unidos devem dar o primeiro passo para a retomada destas negociações.

No âmbito das negociações em 2008, temos de colocar sobre a mesa os avanços no que diz respeito à agricultura. Nós não podemos ir mais longe. Nós simplesmente não teríamos apoio político“, afirmou Gucht.

Os líderes mundiais pediram um acordo de Doha neste ano, mas Gucht afirmou que há uma contradição “completa” entre as declarações dos líderes e o que aconteceu ao redor da mesa de negociação.

De acordo com Gucht, os EUA devem fazer o primeiro movimento para a retomada das negociações, “eles deveriam fazer uma abertura e pelo menos dizer o que querem. Mas não, eles estão de fato em silêncio“, complementou o comissário europeu.

Tags:
Daniela Alves - Analista CEIRI - MTB: 0069500SP

Mestre em Medicina pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Bacharel em Relações Internacionais, jornalista e Especialista em Cooperação Internacional. Atualmente é CEO do Centro de Estratégia, Inteligência e Relações Internacionais (CEIRI) e Editora-Chefe do CEIRI NEWSPAPER. Vencedora de vários prêmios nacionais e internacionais da área dos Direitos Humanos. Já palestrou em várias cidades e órgãos de governo do Brasil e do Mundo sobre temas relacionados a profissionalização da área de Relações Internacionais, Paradiplomacia, Migrações, Tráfico de Seres Humanos e Tráfico de órgãos. Trabalhou na Coordenadoria de Convênios Internacionais da Secretaria Municipal do Trabalho de São Paulo e na Assessoria Técnica para Assuntos Internacionais da Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho do Governo do Estado de SP. Atuou como Diretora Executiva Adjunta e Presidente do Comitê de Coordenação Internacional da Brazil, Russia, India, China, Sounth Africa Chamber for Promotion an Economic Development (BRICS-PED).

  • 1

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.