LOADING

Type to search

“União Européia” finalizará a maior revisão das regras orçamentais referentes ao Euro

Share

Hoje, dia 18 de outubro, os “Ministros das Finanças” europeus realizarão uma reunião, em Luxemburgo, para finalizar a maior revisão das regras orçamentais referentes ao Euro, desde a criação da moeda, em 1999. O objetivo é evitar que se repita a atual crise de dívida soberana, desencadeada pela Grécia.

Neste contexto, o presidente do “Banco Central Europeu” (BCE), Jean-Claude Trichet, defendeu, dia 16 de outubro, no “World Policy Conference”, em Marrakech (cidade do sudoeste do Marrocos), que os países europeus precisam avançar com “reformas orçamentais mais ambiciosas”, mesmo com a resistência da opinião pública, para aumentar o seu potencial de crescimento econômico, que é “atualmente muito fraco”.

Na opinião do Presidente do BCE, quando os indicadores econômicos revelarem problemas orçamentais, os países visados devem ser automaticamente submetidos a uma análise profunda, incluindo missões da “Comissão Européia” e do “Banco Central Europeu” (BCE).

Trichet defendeu ainda que todos os prazos associados ao procedimento de déficits excessivos devem ser “significativamente reduzidos” e as sanções financeiras devem ser aplicadas “quase automaticamente”.   

Tags:
Daniela Alves - Analista CEIRI - MTB: 0069500SP

Mestre em Medicina pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Bacharel em Relações Internacionais, jornalista e Especialista em Cooperação Internacional. Atualmente é CEO do Centro de Estratégia, Inteligência e Relações Internacionais (CEIRI) e Editora-Chefe do CEIRI NEWSPAPER. Vencedora de vários prêmios nacionais e internacionais da área dos Direitos Humanos. Já palestrou em várias cidades e órgãos de governo do Brasil e do Mundo sobre temas relacionados a profissionalização da área de Relações Internacionais, Paradiplomacia, Migrações, Tráfico de Seres Humanos e Tráfico de órgãos. Trabalhou na Coordenadoria de Convênios Internacionais da Secretaria Municipal do Trabalho de São Paulo e na Assessoria Técnica para Assuntos Internacionais da Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho do Governo do Estado de SP. Atuou como Diretora Executiva Adjunta e Presidente do Comitê de Coordenação Internacional da Brazil, Russia, India, China, Sounth Africa Chamber for Promotion an Economic Development (BRICS-PED).

  • 1

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.