LOADING

Type to search

Zapatero afirma que a Espanha está em condições de realizar empréstimos a Grécia

Share

Em coletiva de imprensa, o “Chefe de Governo” espanhol e Presidente rotativo do “Conselho Europeu”, José Luis Rodríguez Zapatero, afirmou que aposta em uma “solução européia” para a crise grega, lembrando do mecanismo de “co-responsabilidade” dos 16 sócios da “Zona do Euro”, que é um “conceito diferente ao de solidariedade”. “A co-responsabilidade está nos fundamentos da criação do euro”, frisou Zapatero.

Para dar credibilidade ao seu discurso e manter uma postura ativa, de liderança no Bloco europeu, Zapatero afirmou que a Espanha se comprometerá em participar dos empréstimos bilaterais que a maioria dos países da “Zona do Euro”, mas não todos, farão à Grécia.

Mariano Rajoy, líder do partido de oposição “Partido Popular” (PP), afirmou que a Espanha não tem condições de seguir com a ajuda proposta por Zapatero, na medida em que o país tem um déficit de 11,4% do PIB e ainda luta para se recuperar da crise financeira.

Em resposta a Rajoy, o primeiro-ministro lembrou que “não se trata de dar dinheiro a Grécia, mas de conceder empréstimos”. Ademais, o Zapateiro ressaltou que a dívida espanhola está 20 pontos abaixo da média da União Européia.

Tags:
Daniela Alves - Analista CEIRI - MTB: 0069500SP

Mestre em Medicina pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Bacharel em Relações Internacionais, jornalista e Especialista em Cooperação Internacional. Atualmente é CEO do Centro de Estratégia, Inteligência e Relações Internacionais (CEIRI) e Editora-Chefe do CEIRI NEWSPAPER. Vencedora de vários prêmios nacionais e internacionais da área dos Direitos Humanos. Já palestrou em várias cidades e órgãos de governo do Brasil e do Mundo sobre temas relacionados a profissionalização da área de Relações Internacionais, Paradiplomacia, Migrações, Tráfico de Seres Humanos e Tráfico de órgãos. Trabalhou na Coordenadoria de Convênios Internacionais da Secretaria Municipal do Trabalho de São Paulo e na Assessoria Técnica para Assuntos Internacionais da Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho do Governo do Estado de SP. Atuou como Diretora Executiva Adjunta e Presidente do Comitê de Coordenação Internacional da Brazil, Russia, India, China, Sounth Africa Chamber for Promotion an Economic Development (BRICS-PED).

  • 1

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

×
Olá!