LOADING

Type to search

Zapatero anuncia que será aprovada a “Lei de Economia Sustentável”

Share

O Presidente do Governo espanhol, José Luiz Zapatero, anunciou que na próxima sexta-feira, dia 27 de novembro, o Conselho de Ministros deverá aprovar a “Lei de Economia Sustentável” que, segundo o Presidente, incorpora reformas necessárias para a recuperação da economia espanhola, transformando o atual modelo de crescimento econômico que se encontra defasado.

De acordo com informações divulgadas pela sede central da Presidência do Governo da Espanha (Palácio de La Moncloa), esta nova lei deve “ser o guia para conduzir a economia espanhola para um futuro de maior produtividade, segurança e qualidade no emprego, sempre protegendo o meio-ambiente“.

Esta norma, segundo o Governo, responde por uma estratégia baseada no conhecimento, na inovação, na sustentabilidade social, respeito ao meio-ambiental e aborda questões relacionadas a energia, energias renováveis e gestão de resíduos.

Dentre outros setores, o documento também aborda temas que afetam a Ajuda para o Desenvolvimento, o emprego em termos quantitativos e qualitativos e tudo o que está relacionado com a formação profissional.

Estas medidas anunciadas não obtiveram boa receptividade pela opinião pública, pois este pacote de reformas é vago e engloba, praticamente, “todos os aspectos da economia“. Além disso, até o momento, o governo de Zapatero não publicou nenhum detalhe sobre as medidas previstas, deixando numerosas dúvidas sobre sua aplicabilidade e, principalmente, sobre os custos.

Mariano Rajoy, líder do partido da oposição (Partido Popular), declarou que o governo de Zapatero será impossibilitado de executar as reformas propostas, pois há um déficit orçamentário que, até o final deste ano, poderá alcançar 10% do PIB espanhol.

Tags:
Daniela Alves - Analista CEIRI - MTB: 0069500SP

Mestre em Medicina pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Bacharel em Relações Internacionais, jornalista e Especialista em Cooperação Internacional. Atualmente é CEO do Centro de Estratégia, Inteligência e Relações Internacionais (CEIRI) e Editora-Chefe do CEIRI NEWSPAPER. Vencedora de vários prêmios nacionais e internacionais da área dos Direitos Humanos. Já palestrou em várias cidades e órgãos de governo do Brasil e do Mundo sobre temas relacionados a profissionalização da área de Relações Internacionais, Paradiplomacia, Migrações, Tráfico de Seres Humanos e Tráfico de órgãos. Trabalhou na Coordenadoria de Convênios Internacionais da Secretaria Municipal do Trabalho de São Paulo e na Assessoria Técnica para Assuntos Internacionais da Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho do Governo do Estado de SP. Atuou como Diretora Executiva Adjunta e Presidente do Comitê de Coordenação Internacional da Brazil, Russia, India, China, Sounth Africa Chamber for Promotion an Economic Development (BRICS-PED).

  • 1

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

×
Olá!