LOADING

Type to search

Eleições no Egito: fonte de esperança para a crise política e econômica

Share

Após 3 anos do levante contra o presidente Hosni Mubarak, o Egito volta a ter esperanças diante de uma eleição democrática, vista como uma resposta para a crise econômica e política que vive o país atualmente.

O candidato mais apoiado Abdel Fatah al-Sisi, Chefe do Exército do Egito, que derrubou o primeiro Presidente eleito democraticamente pelo país no ano passado (Mohamed Morsi – partidário da Irmandade Mulçumana), enfrentará nas urnas o candidato Hamden Sabahi, líder de esquerda.

A Irmandade Mulçumana prevê um boicote as eleições, pois, para seus seguidores, o então Chefe do Exército é responsável por um golpe sangrento ao governo anterior de Mohamed Morsi. Já o Governo vê a Irmandade como uma entidade terrorista.

Em relação ao povo, este acredita que a ordem pode ser restabelecida através de um Governo liderado pelo Exército. Os ativistas de direitos humanos, por sua vez, veem um governo administrado pelo exército como mais autoritário que aquele liderado pelo ditador Mubarak.

As eleições que começaram na segunda-feira (dia 26 de maio)  estão sendo realizadas através de um forte esquema de segurança. As mesmas estavam previstas para terminar na terça-feira (dia 27 de maio) e foram estendidas em um dia diante do baixo número de eleitores que compareceram para votar, pois, no Egito, o voto é facultativo.

——————–

Imagem (Fonte):

http://www.diariodopoder.com.br/wp-content/uploads/2014/03/presidente.jpg

——————–

Fontes consultadas:

Ver:

http://g1.globo.com/mundo/noticia/2014/05/egipcios-enfrentam-filas-para-votar-em-eleicao-presidencial.html

Ver:

http://www.estadao.com.br/noticias/internacional,egipcios-vao-as-urnas-e-devem-eleger-sisi,1171737,0.htm

Ver:

http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2014/05/140526_egito_eleicoes_primeirodia_hb.shtml

Ver:

http://www.em.com.br/app/noticia/internacional/2014/05/27/interna_internacional,533238/eleicao-no-egito-tem-37-de-participacao-no-2-dia-de-votacao.shtml

Lais Sardinha Sarmento - Colaboradora Voluntária

Advogada, formada pela Universidade Candido Mendes . Atualmente realiza Pós-Graduação Latto Sensu em Política Internacional. Atuou em escritórios de advocacia no ramo cível e empresa na área de energia.

  • 1

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

×
Olá!