LOADING

Type to search

[:pt]Eleições em Montenegro mantêm o Partido de Milo Djukanovic na liderança do Parlamento[:]

Share

[:pt]

No último domingo, 16 de outubro, as eleições parlamentares em Montenegro reafirmaram o posto de Primeiro-Ministro a Milo Djukanovic, o qual o ocupou por quatro vezes – a primeira entre 1991 e 1998; a segunda entre janeiro de 2003 a novembro de 2006; a terceira entre fevereiro de 2008 e dezembro de 2010; e, atualmente, está como Primeiro-Ministro montenegrino desde dezembro de 2012.  Enquadrado como “partido pró-ocidente”, o Partido dos Socialistas Democráticos de Montenegro (PSDM) lidera as apurações da corrida eleitoral montenegrina com 36 assentos de um total de 81.

Uma atmosfera de ameaças rondava as ruas de Podgorica durante todo o final de semana que antecedia as votações, passando por momentos de turbulência, nos quais um grupo de 20 sérvios planejava ataques após o final dos trabalhos. As autoridades de Montenegro alegaram que o grupo tentaria irromper sedes de instituições do Estado, e estaria motivado a opor as recentes políticas em direção ao Ocidente do Partido em que Djukanovic faz parte. A fatia oposicionista, que se posiciona com uma visão de política externa de alinhamento com o Governo russo, e foi extremamente contrária à entrada de Montenegro na OTAN, acusou a prisão dos sérvios como “propaganda”.

As eleições de 2016 foram as primeiras eleições “extremamente monitoradas”. Esta constatação, feita por uma ONG de transparência local, vem após uma série de boatos que corriam pela imprensa montenegrina de que uma rede de ativistas pró-governo estaria comprando cédulas de identidade nacionais para impedir alguns eleitores de poderem votar.

———————————————————————————————–    

ImagemBandeira de Montenegro” (Fonte):

https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/6/64/Flag_of_Montenegro.svg/2000px-Flag_of_Montenegro.svg.png

[:]

Matheus Felten Fröhlich - Colaborador Voluntário Júnior

Mestrando em Ciências Sociais pela PUC-RS. Bacharel em Relações Internacionais (2014), pelo Centro Universitário Univates de Lajeado - RS, realizou estudos em Segurança Internacional na Högskolan i Halmstad em Halmstad, Suécia (2013). Áreas de interesse em pesquisa são em Política Internacional, Segurança Internacional, Península Balcânica e etnias nas Relações Internacionais.'

  • 1

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

×
Olá!