LOADING

Type to search

Eleições peruanas foram marcadas por violência e mortes

Share

Em 5 de outubro, foram realizadas eleições regionais e municipais no Peru para escolha de Presidentes, Vice-Presidentes e Conselheiros Regionais; Prefeitos Provinciais e Distritais e Conselheiros Provinciais e Distritais.

O candidato Luis Castañeda, do Solidariedade Nacional (SN), saiu vencedor na disputa pela Prefeitura de Lima, com 45,5% dos votos. Susana Villarán, do Diálogo Bairro (DB), alcançou 10,1% dos votos e Enrique Cornejo, do Partido Aprista Peruano (Apra), ficou com 9,4%[1].

Dentre as agremiações vencedoras nos municípios podem ser citadas: a Coligação para o Desenvolvimento, em Lima; a Aliança para o Progresso, em Lambayeque; o Movimento Popular Kallpa, em Apurímac; o Movimento Cívico Peruano, em Tacna; o Movimento Sentimento Amazonense Regional, no Amazonas.

O pleito foi marcado por grande violência e mortes. O Escritório Nacional de Processos Eleitorais (Onpe, na sigla em espanhol) divulgou uma nota na qual se pronunciou sobre os atos de violência registrados, que, segundo a Organização, chegaram a 95 denúncias[2]. Após a finalização dos comícios, houve destruição e queima de materiais eleitorais, destruição de veículos, bloqueio de ruas e, no norte do país, ocorreu a morte de duas pessoas que denunciavam fraude eleitoral e divulgavam resultados de pesquisas de opinião, após o fechamento dos locais de votação[3].

A violência por motivos políticos também se fez presente no processo eleitoral do país quando, em setembro passado, o candidato à Prefeitura de San Martín de Pangoa, Líder Villasana Flores, do Movimento Regional Junín Sustentável, foi assassinado após saída de seu local de campanha, em Satipo, Junín[4].

—————————————————————————

Imagem Reprodução Flickr Presidencia Peru – Humala vota durante eleições” (Fonte):

https://www.flickr.com/photos/[email protected]/15261037358/

—————————————————————————

Fontes consultadas:

[1] Ver:

http://peru.com/actualidad/mi-ciudad/elecciones-2014-luis-castaneda-gana-455-segun-datum-noticia-290108

[2] Ver:

http://www.web.onpe.gob.pe/prensa-8380_pronunciamiento.html

[3] Ver:

http://www.elnuevoherald.com/noticias/mundo/america-latina/article2534372.html#storylink=cpy

[4] Ver:

http://elcomercio.pe/peru/junin/asesinan-candidato-alcaldia-san-martin-pangoa-noticia-1759969

Paula Gomes Moreira - Colaboradora Voluntária Sênior

Doutoranda em Relações Internacionais pela Universidade de Brasília. Mestre em Relações Internacionais pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Bacharel e Licenciada em Ciências Sociais, com ênfase em Ciência Política. É assistente de pesquisa do Observatório Político Sul-Americano (OPSA-IESP/UERJ) e Desenvolve atividade de pesquisa no Grupo de Estudos Interdisciplinar de Fronteiras (GEIFRON), da Universidade Federal de Roraima (UFRR).

  • 1

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.