LOADING

Type to search

Em Bruxelas, Dilma defenderá retomada das negociações sobre o “Acordo de Livre Comércio” entre o MERCOSUL e a UE

Share

Hoje, dia 3 de outubro , terá início em Bruxelas a “5ª Cúpula Brasil-União Européia”. Um dos principais objetivos nesta ocasião será destravar o “Acordo de Livre Comércio” entre o “MERCOSUL” e o bloco europeu, cujas negociações foram suspensas em 2006.

 

Dilma Roussef defenderá na Cúpula a retomada das negociações UE-MERCOSUL como alternativa para amenizar os prejuízos causados pela crise que aflige a “Zona do Euro”. A Presidente brasileira, o presidente da “Comissão Européia”, José Manuel Durão Barroso, e o presidente do “Conselho Europeu”, Herman van Rompuy, adotarão nesta ocasião o “Plano de Ação Conjunta 2012-2014” para a “Parceria Estratégica Brasil–União Européia”.

Cooperação educacional, ciência e tecnologia serão alguns dos principais temas a serem tratados. De acordo com nota oficial do “Itamaraty”*, também serão assinados instrumentos nas áreas de serviços aéreos, desenvolvimento tecnológico, políticas espaciais, cooperação cultural e turismo.

Ainda hoje a Presidente brasileira deverá se encontrar também com o secretário-geral da “Federação Internacional de Futebol” (FIFA), Jerome Valcke, para conversar sobre os preparativos para a “Copa do Mundo de 2014”.

A conversa deve incluir a “Lei Geral da Copa”, que trata de garantias feitas à “Federação do Futebol” para a realização do mundial no Brasil. De acordo com informações publicadas no jornal “O Estado de São Paulo”**, o texto da lei foi encaminhado pelo governo ao Congresso, há cerca de duas semanas e, até o momento, não há prazo para a votação na Câmara e no Senado.

————————

Fontes Consultadas:

* Ver:

http://www.itamaraty.gov.br/sala-de-imprensa/notas-a-imprensa/v-cupula-brasil-uniao-europeia-2013-bruxelas-3-e-4-de-outubro-de-2011

**Ver:

http://www.estadao.com.br/noticias/nacional,dilma-defendera-em-bruxelas-livre-acordo-com-ue,780399,0.htm

**Ver:

http://noticias.uol.com.br/politica/2011/10/02/dilma-tenta-destravar-acordo-de-livre-comercio-com-europeus-e-vai-oferecer-ajuda-para-enfrentar-crise.jhtm

Tags:
Daniela Alves - Analista CEIRI - MTB: 0069500SP

Mestre em Medicina pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Bacharel em Relações Internacionais, jornalista e Especialista em Cooperação Internacional. Atualmente é CEO do Centro de Estratégia, Inteligência e Relações Internacionais (CEIRI) e Editora-Chefe do CEIRI NEWSPAPER. Vencedora de vários prêmios nacionais e internacionais da área dos Direitos Humanos. Já palestrou em várias cidades e órgãos de governo do Brasil e do Mundo sobre temas relacionados a profissionalização da área de Relações Internacionais, Paradiplomacia, Migrações, Tráfico de Seres Humanos e Tráfico de órgãos. Trabalhou na Coordenadoria de Convênios Internacionais da Secretaria Municipal do Trabalho de São Paulo e na Assessoria Técnica para Assuntos Internacionais da Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho do Governo do Estado de SP. Atuou como Diretora Executiva Adjunta e Presidente do Comitê de Coordenação Internacional da Brazil, Russia, India, China, Sounth Africa Chamber for Promotion an Economic Development (BRICS-PED).

  • 1

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.