LOADING

Type to search

Empresas pressionam por melhorias nas relações entre o Brasil e a Europa

Share

De acordo com informações publicadas pelo jornal “Valor Econômico”*, a “EUBrasil”, entidade que procura reforçar as relações entre o Brasil e a Europa, apresentou, com apoio da “BusinessEurope” e da “Confederação Nacional da Indústria” (CNI), uma lista de sugestões a “Comissão Européia” e ao “Itamaraty” para uma revisão da parceria estratégica bilateral.

 

O objetivo desta iniciativa é aumentar o conteúdo empresarial na parceria estratégica e dar um novo impulso nas relações econômicas, já a partir da “Cúpula Brasil-UE”, ocorrida no dia 4 de outubro, em Bruxelas, com a presença da presidente Dilma Rousseff..

A “Parceria Estratégica Brasil-UE” foi lançada há quatro anos, mas o balanço do setor privado é que ela fez avançar pouco as relações econômicas. Na visão do setor privado, apesar das dificuldades na negociação do “Acordo de Livre Comércio UE-Mercosul”, há várias questões na agenda bilateral que podem ser resolvidas pela “Parceria Estratégica” e ampliar negócios. “O que interessa mais aos empresários não é só o comércio em si, mas todas as barreiras não tarifárias, regulação etc.”, ressaltou Alfredo Valladão, presidente do conselho da “EU-Brasil”.

Também está sendo proposto maior cooperação bilateral na área de tributação para reduzir o peso sobre investimentos e discussão de questões regulatórias em energia, telecomunicações, infra-estrutura e matérias-primas. A expectativa é que, apesar da crise, há um enorme potencial para melhorar os negócios.

——–

* Fonte:

http://valoronline.com.br/impresso/brasil/97/465443/empresas-propoem-revisao-da-parceria-entre-brasil-e-ue

Tags:
Daniela Alves - Analista CEIRI - MTB: 0069500SP

Mestre em Medicina pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Bacharel em Relações Internacionais, jornalista e Especialista em Cooperação Internacional. Atualmente é CEO do Centro de Estratégia, Inteligência e Relações Internacionais (CEIRI) e Editora-Chefe do CEIRI NEWSPAPER. Vencedora de vários prêmios nacionais e internacionais da área dos Direitos Humanos. Já palestrou em várias cidades e órgãos de governo do Brasil e do Mundo sobre temas relacionados a profissionalização da área de Relações Internacionais, Paradiplomacia, Migrações, Tráfico de Seres Humanos e Tráfico de órgãos. Trabalhou na Coordenadoria de Convênios Internacionais da Secretaria Municipal do Trabalho de São Paulo e na Assessoria Técnica para Assuntos Internacionais da Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho do Governo do Estado de SP. Atuou como Diretora Executiva Adjunta e Presidente do Comitê de Coordenação Internacional da Brazil, Russia, India, China, Sounth Africa Chamber for Promotion an Economic Development (BRICS-PED).

  • 1

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.