LOADING

Type to search

Engajamento social da FIFA no resgate de time juvenil da Tailândia

Share

O resgate dos jogadores das equipes sub-12, sub-16 e sub-19 do time tailandês Javalis Selvagens FC chamou a atenção da mídia e comoveu toda a sociedade internacional no período compreendido entre final de junho e começo de julho deste ano (2018). Ao todo, 12 jovens (de 11 a 17 anos) e o treinador de 25 anos, Ekapol Chantawong – conhecido como Ake – participaram de uma excursão que tinha como destino final a caverna de Tham Luang (“Senhora Adormecida”, em português), na província de Chiang Rai.

Profissionais do resgate e equipamentos na entrada da caverna de Tham Luang

No dia 23 de junho de 2018, o grupo foi surpreendido por fortes chuvas que inundaram a entrada da caverna repentinamente, impossibilitando o retorno para casa. Logo após a formalização do desaparecimento, as operações de resgate foram iniciadas, enfrentando obstáculos ainda maiores por conta do difícil acesso ao local e das fortes chuvas que ainda acometiam a província.

A Marinha da Tailândia contou com a cooperação internacional de mais de dez países para cumprir esta missão, incluindo Israel, Ucrânia, Suécia, Estados Unidos, Rússia, Finlândia, dentre outros, totalizando mais de 1.000 pessoas. O caso teve uma repercussão ainda maior com o óbito de Saman Kunan, um mergulhador tailandês de 38 anos, devido à falta de oxigênio no retorno à entrada da caverna, após levar suprimentos aos garotos.

Tal fato ocorreu concomitantemente a Copa do Mundo de Futebol 2018. Sensibilizado pela ocorrência, Gianni Infantino, atual presidente da Federação Internacional de Futebol (FIFA, na sigla em francês de “Fédération Internationale de Football Association”), organizadora do evento, chegou a enviar uma carta ao presidente da Federação Tailandesa de Futebol convidando os meninos e o técnico vitimados no acontecimento, além de todos os envolvidos no resgate, para assistirem à final da Copa, realizada em Moscou, no dia 15 de julho (2018).

No entanto, após o término da operação – realizada entre os dias 8 e 10 de julho (2018) –, o grupo ficou em observação no Hospital Chiang Rai Prachanukroh e, por recomendações médicas, foi desaconselhado a viajar para a Rússia. Após a nota de agradecimento da Federação Tailandesa de Futebol, a FIFA também publicou que, oportunamente, ainda será feita uma homenagem aos meninos.

A exemplo de Infantino, o clube inglês Manchester United comemorou o desfecho deste caso informando, em sua conta no Twitter, que iria aguardar a visita dos resgatados em seu estádio, o Old Trafford, na próxima temporada 2018/2019, cujo início se dará no dia 11 de agosto.

———————————————————————————————–

Fontes das Imagens:

Imagem 1 Equipe de socorristas estuda melhor estratégia de adentrar a caverna, em 30 de junho de 2018” (Fonte):

https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/3/36/Police_exploring_cave_opening_at_Doi_Pha_Mi.jpg

Imagem 2 “Profissionais do resgate e equipamentos na entrada da caverna de Tham Luang” (Fonte):

https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/b/be/Rescue_equipment_in_Tham_Luang_entrance_chamber_%28cropped%29.jpg

Wilson Mencaroni - Colaborador Voluntário

Pós-graduado em Gestão de Negócios Internacionais pela Business School São Paulo (BSP), Bacharel em Relações Internacionais no Centro Universitário Fundação Santo André - Faculdade de Ciências Econômicas e Administrativas. Bolsista pelo CNPq em 2009 com o projeto de iniciação científica "A Soberania Nacional em face dos Tratados Bilaterais: A Questão do Tratado de Itaipu". Tem experiência na área de Ciência Política, com ênfase em Atitude e Ideologias Políticas, atuando principalmente nos seguintes temas: integração, direito, democracia, segurança e negociação internacional. Em sua carreira, conquistou o cargo de Gerente de Negócios Internacionais. Está em contato com o comércio exterior, aprofundando seu conhecimento e focando suas habilidades para os procedimentos de importação. Já participou de diversas feiras internacionais, representando sua empresa, tendo a função de estreitar o relacionamento com fornecedores, investidores e clientes estrangeiros, além de trabalhar a marca da empresa e conquistar distribuições em diferentes continentes.

  • 1

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.