LOADING

Type to search

Share

O primeiro-ministro da Espanha, José Luíz Rodriguez Zapatero, anunciou* uma antecipação das eleições gerais, inicialmente previstas para março de 2012. No dia 26 de setembro, será publicado no “Boletim Oficial do Estado” (BOE) o anúncio oficial das eleições antecipadas para o dia 20 de novembro.

 

Zapatero afirmou que foram atingidos “os objetivos fixados para a segunda parte da legislatura”, nomeadamente a recuperação da economia e as metas reformistas sociolaborais (sociais e trabalhistas), de competitividade e do sistema financeiro. O Primeiro-Ministro espanhol acredita que é importante a antecipação das eleições para “que o novo Governo, que for eleito, se encarregue de todo o exercício econômico relativo a 2012”.

O líder da oposição, Mariano Rajoy, que perdeu duas eleições para Zapatero, já havia solicitado esta antecipação por diversas vezes: “É uma boa notícia porque é o que desejava a maioria da sociedade espanhola. Agora os espanhóis têm a palavra e poderão decidir. Agora são os verdadeiros protagonistas (…) [estas eleições são] o impulso necessário para [o país] sair da crise”**, afirmou Rajoy.

Nas próximas legislativas, o “Partido Socialista Operário Espanhol” (PSOE, partido de Zapatero) terá um novo líder: o atual vice-primeiro-ministro Alfredo Pérez Rubalcaba, pois Zapatero não deverá se recandidatar devido sua imagem desgastada em face a crise econômica que ainda persiste na Espanha.

———–

* Fonte:

http://www.lamoncloa.gob.es/Presidente/Actividades/ActividadesNacionales/2011/290711Balance.htm

** Fonte:

http://www.rtve.es/noticias/20110729/rajoy/450930.shtml  

Tags:
Daniela Alves - Analista CEIRI - MTB: 0069500SP

Mestre em Medicina pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Bacharel em Relações Internacionais, jornalista e Especialista em Cooperação Internacional. Atualmente é CEO do Centro de Estratégia, Inteligência e Relações Internacionais (CEIRI) e Editora-Chefe do CEIRI NEWSPAPER. Vencedora de vários prêmios nacionais e internacionais da área dos Direitos Humanos. Já palestrou em várias cidades e órgãos de governo do Brasil e do Mundo sobre temas relacionados a profissionalização da área de Relações Internacionais, Paradiplomacia, Migrações, Tráfico de Seres Humanos e Tráfico de órgãos. Trabalhou na Coordenadoria de Convênios Internacionais da Secretaria Municipal do Trabalho de São Paulo e na Assessoria Técnica para Assuntos Internacionais da Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho do Governo do Estado de SP. Atuou como Diretora Executiva Adjunta e Presidente do Comitê de Coordenação Internacional da Brazil, Russia, India, China, Sounth Africa Chamber for Promotion an Economic Development (BRICS-PED).

  • 1

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

×
Olá!