LOADING

Type to search

Espanha considera o Brasil “máxima prioridade e importância”

Share

O ministro das “Relações Exteriores” do Brasil, Antonio Patriota e a ministra das “Relações Exteriores” da Espanha, Trinidad Jiménez, assinaram ontem, dia 26 de maio, um Acordo para a “Cooperação Triangular” com países de menor desenvolvimento relativo, em princípio da América Latina e África lusófona.

Somos dois países que já temos boa experiência de trabalhar juntos, como no caso do Haiti, que foi uma ótima experiência, e gostaríamos de continuar a fortalecer essa relação sul-sul”, declarou a ministra espanhola.Patriota e Jiménez assinaram o documento no “Palácio de Itamaraty”, antes de iniciar as conversas oficiais bilaterais sobre a intensificação das trocas comerciais, o incremento da cooperação em diferentes domínios, questões migratórias e as negociações entre o “MERCOSUL” e à “União Européia”. Patriota adiantou que na reunião foi acordada uma Cimeira entre o Brasil e a “União Européia”, prevista para ocorrer em outubro deste ano (2011).

Em conferência de imprensa, a ministra espanhola destacou que “o Brasil é um país de máxima prioridade e importância para a Espanha. É um parceiro, um país amigo e vemos isso numa relação bilateral que é muito intensa em todos os âmbitos”.

De acordo com o Comunicado Oficial divulgado pelo “Ministério das Relações Exteriores do Brasil”, como deslocamento do “Plano de Ação em Ciência e Tecnologia entre Brasil e Espanha”, assinado em fevereiro de 2008, ambos chanceleres analisaram as perspectivas para a “I Comissão Conjunta de Cooperação em Ciência, Tecnologia e Inovação”, a ser realizada em Madri, no segundo semestre deste ano.

Tanto Jiménez como Patriota destacaram o bom momento no fluxo de comércio, que no ao passado ficou em 6,6 bilhões de dólares, um aumento de 44% em relação a 2009. No período de 2001 a 2010 o fluxo de investimentos diretos da Espanha para o Brasil chegou a 18,6 bilhões de dólares, colocando o país ibérico na quarta posição entre os maiores investidores no Brasil.

Fonte da Imagem: Elza Fiúza/ABr

Tags:
Daniela Alves - Analista CEIRI - MTB: 0069500SP

Mestre em Medicina pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Bacharel em Relações Internacionais, jornalista e Especialista em Cooperação Internacional. Atualmente é CEO do Centro de Estratégia, Inteligência e Relações Internacionais (CEIRI) e Editora-Chefe do CEIRI NEWSPAPER. Vencedora de vários prêmios nacionais e internacionais da área dos Direitos Humanos. Já palestrou em várias cidades e órgãos de governo do Brasil e do Mundo sobre temas relacionados a profissionalização da área de Relações Internacionais, Paradiplomacia, Migrações, Tráfico de Seres Humanos e Tráfico de órgãos. Trabalhou na Coordenadoria de Convênios Internacionais da Secretaria Municipal do Trabalho de São Paulo e na Assessoria Técnica para Assuntos Internacionais da Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho do Governo do Estado de SP. Atuou como Diretora Executiva Adjunta e Presidente do Comitê de Coordenação Internacional da Brazil, Russia, India, China, Sounth Africa Chamber for Promotion an Economic Development (BRICS-PED).

  • 1

Deixe uma resposta