LOADING

Type to search

Share

A Espanha lançou seu primeiro registro oficial de lobbistas. A medida tem como objetivo estabelecer um mecanismo institucional que minimiza a capacidade de qualquer grupo se relacionar com o poder público de forma inadequada, ou não alinhado com os interesses gerais que devem ser protegidos. Agora, a sociedade poderá saber quais interesses são perseguidos, quem os defende, quem influencia a quem, e com quais meios, sendo uma medida de grande importância para o combate à corrupção.

A Comissão Nacional de Mercados e Concorrência (CNMC) da Espanha publicou a primeira lista de grupos de interesse. Até o momento, são 52 grupos registrados e, entre eles, é possível detectar lobbistas representantes do setor farmacêutico, petróleo, transportes, alimentação, câmaras de comércio e consultorias.

A criação deste registro também surgiu para tornar mais transparente as atividades dos grupos de interesse, pois, na Espanha, não existe marco normativo que regulamente o exercício profissional de lobbistas.

———————————————————————————————–

Imagem (Fonte):

http://radio.uchile.cl/wp-content/uploads/2013/06/lobby-620×330.jpg

Daniela Alves - Analista CEIRI - MTB: 0069500SP

Mestre em Medicina pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Bacharel em Relações Internacionais, jornalista e Especialista em Cooperação Internacional. Atualmente é CEO do Centro de Estratégia, Inteligência e Relações Internacionais (CEIRI) e Editora-Chefe do CEIRI NEWSPAPER. Vencedora de vários prêmios nacionais e internacionais da área dos Direitos Humanos. Já palestrou em várias cidades e órgãos de governo do Brasil e do Mundo sobre temas relacionados a profissionalização da área de Relações Internacionais, Paradiplomacia, Migrações, Tráfico de Seres Humanos e Tráfico de órgãos. Trabalhou na Coordenadoria de Convênios Internacionais da Secretaria Municipal do Trabalho de São Paulo e na Assessoria Técnica para Assuntos Internacionais da Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho do Governo do Estado de SP. Atuou como Diretora Executiva Adjunta e Presidente do Comitê de Coordenação Internacional da Brazil, Russia, India, China, Sounth Africa Chamber for Promotion an Economic Development (BRICS-PED).

  • 1

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.