LOADING

Type to search

Espanha: Mais um premiê europeu poderá “cair” na próxima semana

Share

Pesquisas publicadas neste domingo*, 13 de novembro, prevêem uma vitória histórica de Mariano Rajoy, do “Partido Popular” (PP), nas eleições gerais da Espanha no próximo dia 20.

 

Analistas indicam que o PP foi beneficiado pela forte rejeição aos governistas do “Partido Socialista Operário Espanhol” (PSOE), causada pela austeridade extrema, a recessão crônica e uma taxa de desemprego digna de guerra, a maior da “Europa Ocidental” no momento: 21,5%*.

Na pesquisa elaborada pelo “Instituto Metroscopia” para o jornal espanhol “El País”*, o PSOE – do candidato Alfredo Pérez Rubalcaba – deverá sofrer um “desmoronamento geral”, principalmente em tradicionais redutos do Partido do atual Primeiro-Ministro, José Luis Rodríguez Zapatero.

Rajoy deverá obter o apoio de 194 cadeiras no “Parlamento”, com 45,4% dos votos, o que seria o melhor resultado da história da legenda. Já Rubalcaba poderá conseguir 112 cadeiras, com 30,9% dos votos, pior resultado dos socialistas desde 1978.

Na próxima semana, com a derrota de Zapatero, poderá ser confirmada a oitava queda de uma liderança política gerada pela “Crise Européia”. Antes dele, caíram Geir Haarde, na Islândia; Gordon Brown, no Reino Unido; Brian Cowen, na Irlanda; José Sócrates, em Portugal; Iveta Radicova, na Eslováquia; George Papandreou, na Grécia; e, por último, Silvio Berlusconi, na Itália.

————–

* Fonte Consultada:

 http://politica.elpais.com/politica/2011/10/26/directos/1319632749_788943.html

Tags:
Daniela Alves - Analista CEIRI - MTB: 0069500SP

Mestre em Medicina pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Bacharel em Relações Internacionais, jornalista e Especialista em Cooperação Internacional. Atualmente é CEO do Centro de Estratégia, Inteligência e Relações Internacionais (CEIRI) e Editora-Chefe do CEIRI NEWSPAPER. Vencedora de vários prêmios nacionais e internacionais da área dos Direitos Humanos. Já palestrou em várias cidades e órgãos de governo do Brasil e do Mundo sobre temas relacionados a profissionalização da área de Relações Internacionais, Paradiplomacia, Migrações, Tráfico de Seres Humanos e Tráfico de órgãos. Trabalhou na Coordenadoria de Convênios Internacionais da Secretaria Municipal do Trabalho de São Paulo e na Assessoria Técnica para Assuntos Internacionais da Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho do Governo do Estado de SP. Atuou como Diretora Executiva Adjunta e Presidente do Comitê de Coordenação Internacional da Brazil, Russia, India, China, Sounth Africa Chamber for Promotion an Economic Development (BRICS-PED).

  • 1

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

×
Olá!