LOADING

Type to search

[:pt]Estados Unidos e Cuba estreitam mais suas relações diplomáticas[:]

Share

[:pt]

No último dia 31 de agosto, quarta-feira da semana retrasada, partiu o primeiro voo regular dos Estados Unidos com destino à Cuba. Ele foi realizado pela companhia aérea Jetblue e está sendo visto como um evento histórico, comparado à “Queda do Muro de Berlim” e à “Chegada do Homem à Lua”, ou seja, como representativo de um marco histórico para a humanidade. Entretanto, os cidadãos americanos só poderão ingressar em Cuba por motivos de atividades culturais, empresariais, educacionais e jornalísticas, não sendo permitido viajarem como turistas. Vale ressaltar que essa medida teve o intuito de suavizar o embargo econômico imposto por Washington à Havana, o que já é considerado um grande avanço para as relações comerciais entre os dois países.

Apesar das ressalvas, este estreitamento das relações entre EUA e Cuba está sendo muito comemorado por toda a comunidade internacional, sobretudo pelos cidadãos de ambos os países. O voo muito comemorado pelos dois lados será um dos 110 voos diários diretos à Cuba que foram aprovados pelo Departamento de Transporte dos EUA (DOT).

O Governo norte-americano afirmou que tal medida foi tomada com o objetivo de “reunir as famílias cubano-americanas e fomentar a educação e as oportunidades para as empresas americanas de todos os tamanhos”, deixando claro que esse é o primeiro passo para iniciar o caminho para outras ações afirmativas com a finalidade de estabelecer um pacto com Cuba, sobretudo na área econômica.

Apesar de ter sido um acontecimento simples do ponto de vista diplomático, os festejos decorrem do fato de que as relações entre os dois Estados estavam rompidas desde 1961 e, após os mais de 50 anos, foram restabelecidas formalmente em julho de 2015, por meio da reabertura das embaixadas em Washington e Havana.

———————————————————————————————–                    

Imagem (Fonte):

https://pt.wikipedia.org/wiki/Cubana_de_Aviaci%C3%B3n#/media/File:Cubana_TU-204.jpg

[:]

Jamile Calheiros - Colaboradora Voluntária

Bacharel em Relações Internacionais e Direito, com especializações em Direito Público Municipal e em Política e Estratégia. Aluna especial no Mestrado Acadêmico em Administração pela UFBa. Possui experiência na área jurídica adquirida em estágios em escritórios de advocacia, Petrobrás, Assembléia Legislativa e Câmara dos Deputados. Tem experiência internacional, em Dublin – Irlanda. Diretora Institucional da BBOSS. Voluntária [email protected] - Project Management Institute – Capítulo Bahia, Diretoria de Alianças e parcerias desde Agosto de 2015.

  • 1

Deixe uma resposta