LOADING

Type to search

Estatísticas do Banco Central Russo elevam expectativa de investidores internacionais

Share

A política externa da Rússia ao longo de 2014 foi marcada por polêmicas, levando à sanções econômicas que, somadas à baixa do preço do barril do petróleo, tem mudado a prática do mercado e das finanças do país, bem como levado alguns analistas a preverem uma instabilidade econômica séria para 2015, pelo menos essa era a perspectiva até quarta-feira da semana passada (1o de abril), quando o Banco Central da Rússia liberou os dados estatísticos da economia do último trimestre do ano passado (2014)[1].

O balanço estatístico demonstrou uma taxa de crescimento acima dos demais emergentes do mundo, o que, para especialistas, é uma demonstração de poder econômico, observando ainda que as sanções e a crise no petróleo podem ter ajudado a Rússia a ganhar mais força internamente e a promover a independência de determinados setores, atraindo, dessa forma, a atenção de investidores, tanto dos já habituais da Europa Ocidental, como novos investidores asiáticos[2][3].

É necessário salientar que, mesmo havendo os problemas com relação ao Rubro e a sua desvalorização, estes não prejudicaram a relação de investidores internacionais de maneira geral, mas sim de investidores com origens na Europa Ocidental, Estados Unidos e demais países que se alinharam às sanções econômicas adotadas pelos governos do Estados Unidos e União Europeia.

——————————————————————————————–

Imagem (Fonte):

Link do Site:

http://id.wikipedia.org/wiki/Berkas:%D0%91%D0%B0%D0%BD%D0%BA_%D0%A0%D0%BE%D1%81%D1%81%D0%B8%D0%B8_2009.JPG

——————————————————————————————–

Fontes Consultadas:

[1] Site com estatísticas do Banco Central Russo, ver:

http://www.cbr.ru/eng/statistics/?Prtid=svs&ch=itm_39216#CheckedItem

[2] Trotz Sanktionen: Russland meldet überraschendes WirtschaftsWachstum (Publicado em 2 de maio de 2015), ver:

http://deutsche-wirtschafts-nachrichten.de/2015/04/02/trotz-sanktionen-russland-meldet-ueberraschendes-wirtschafts-wachstum/

[3] Russia Sustains Economic Growth Despite Sanctions – German Magazine (Publicado em 2 de abril de 2015), ver:

http://sputniknews.com/russia/20150402/1020382209.html

Daniel Costa Sampaio - Colaborador Voluntário Júnior

Pósgraduado em Ciência Política (IUPERJ) e Bacharel em Relações Internacionais (UCAM). Experiência profissional em Representação Comercial e atualmente Gerente de Projetos e Novos Negócios na Prefeitura do Rio de Janeiro. No CEIRI Newspaper escreve no grupo Europa desde março de 2013, em que desenvolve publicações com ênfase na Política Externa Russa.

  • 1

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

×
Olá!