LOADING

Type to search

EUA e Ucrânia fazem exercícios militares no Mar Negro

Share

No decorrer desta semana, entre os dias 8 e 10 de setembro, a Ucrânia e os Estados Unidos da América (EUA) promoveram exercícios navais na região noroeste do Mar Negro. De acordo com o Ministério de Defesa da Ucrânia, esses exercícios visam efetuar uma operação internacional para estabelecer e garantir uma zona de segurança de navegação em uma região em crise. Os exercícios foram aprovados na reunião de cúpula da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN), ocorrida na última semana, no País de Gales. Além disso, foi aprovada também a criação de um contingente de aproximadamente 4 mil homens para um eventual enfrentamento contra a Rússia.

Em vista disso, o Governo ucraniano anunciou que as atividades incluem a supervisão de navios civis, busca de barcos ilegais, realização de inspeção e a assistência a navios naufragados[1]. Para tanto, 280 efetivos da Armada norte-americana participaram das operações navais. Dessa forma, doze navios de guerra, embarcações auxiliares, aviões e helicópteros foram utilizados para apoiar as atividades[2].

O Governo ucraniano reforçou que os exercícios fazem parte do plano de cooperação bilateral com os Estados Unidos. No entanto, outros países como Canadá, Espanha, Romênia e Turquia também participaram desses exercícios. Já a França, Geórgia, Noruega e Suécia enviaram observadores militares para acompanhar as atividades no Mar Negro.

Vale destacar que, em paralelo, estão sendo realizados jogos de guerra  promovidos pela OTAN na Letônia com a finalidade de deslocar aproximadamente mil homens e armamentos para as áreas críticas[3]. Segundo a Organização do Tratado do Atlântico Norte, estão previstos ainda exercícios militares para serem realizados até o final do ano, com duas operações na Alemanha, Noruega, Polônia e Ucrânia.

———————————————————————-

Imagem (Fonte):

http://folhacentrosul.com.br/geral/3987/guerra-se-aproxima-eua-e-russia-fazem-exercicios-militares-e-otan-manda-avioes-para-a-ucrania

———————————————————————-

Fontes consultadas:

[1] Ver:

http://portuguese.ruvr.ru/news/2014_09_07/EUA-e-Ucr-nia-realizar-o-exerc-cios-navais-no-mar-Negro-3801/

[2] Ver:

Idem.

[3] Ver:

http://portuguese.cri.cn/1721/2014/09/07/1s189014.htm

 

Jessika Tessaro - Colaboradora Voluntária Júnior

Pós-graduanda do curso de Especialização em Estratégia e Relações Internacionais Contemporâneas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). É Graduanda do Curso de Políticas Públicas da UFRGS e bacharel em Relações Internacionais pela Faculdade América Latina Educacional. No presente, desenvolve estudos sobre a geopolítica e a securitização dos Estreitos internacionais e Oceanos.

  • 1

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.